Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Publicações

Revista Odissiea | Chamada para dossiê: Subsídios teóricos e críticos para a historiografia da literatura brasileira do século XXI

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Brasileiros, Literatura

Chamada para publicação da revista Odisseia

(e-ISSN: 1983-2435, Qualis 2013-2016: B2, Pré-avaliação Qualis 2019: B1)

Dossiê: Subsídios teóricos e críticos para a historiografia da literatura brasileira do século XXI

Pesquisas recentes de acento historiográfico sobre literatura brasileira sinalizam descentralizações e desestabilizações de espaços canônicos no campo literário do Brasil, colocando a pergunta sobre a validade e a plausibilidade de conceitos até então utilizados para balizar e legitimar o campo literário. Possibilidades interseccionais de agenciamento de categorias de gênero, classe e raça, aliadas à perspectivação radical oferecida pelo revigoramento de ênfases antropológicas, têm apontado para novas formas de protagonismo que abalam não apenas estética, política, social e geograficamente os espaços ocupados pelo fenômeno literário, mas também sua própria relação com a esfera do (não) humano. De que maneira estas novas orientações implicam outras formas de escrever histórias da literatura?

A presente chamada para publicação objetiva contemplar a diversidade da cena literária contemporânea, reunindo resenhas, ensaios e artigos inéditos que problematizam aspectos teóricos e críticos capazes de subsidiar a pesquisa acadêmica no campo da historiografia da literatura brasileira do século XXI. Nesse sentido, serão bem-vindos textos voltados à proposição de historiografias e cartografias, à revisão bibliográfica, à discussão metodológica, à pesquisa em acervos físicos e digitais, e à apreciação crítica de autores e/ou obras da literatura brasileira da atualidade.

Considerando que, desde as primeiras décadas do século XIX, a historiografia da literatura brasileira é influenciada pelos estudos de estrangeiros, interessa-nos, também, o horizonte de recepção externa, incluindo a tradução de obras brasileiras no exterior e o impacto disso em nossa historiografia.

Outras questões que podem oferecer subsídios teóricos e críticos para a compreensão do processo de escrita da história da literatura brasileira hoje são as escritas de si e os modos do retorno do autor, os processos de produção, edição e circulação de livros, o papel dos booktubers no circuito editorial, o crescente número de autores autopublicados, a importância das editoras independentes, as dinâmicas de apropriações e reformulações das diversas tradições.

Prazo final para submissão: 15 de outubro de 2020

Organizadores

  • João Claudio Arendt (UFMS)
  • Mariana Simoni (FU-Berlin)
  • Vitor Cei Santos (UFES)


A Odisseia é uma publicação eletrônica semestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem por objetivo a divulgação de trabalhos originais e inéditos relacionados à Língua(gem) e ao seu Ensino, abrangendo, dessa forma, áreas como Linguística, Linguística Aplicada, Literatura, Literatura Comparada, Ensino de Línguas e/ou Literaturas.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas