Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Revista Jangada: Coisa de Mulher

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas, Mulheres

Chamada para submissão de artigos – Nr. 14 – jun-dez./2019

Revista Jangada: crítica | literatura |artes

Dossiê: “Coisa de mulher”

Prazo para submissão: 20/12/2019

A ideia para o próximo dossiê da Revista Jangada surge de uma provocação: ironizar o tão afamado clichê de que algo, reconhecidamente não pertencente ao universo masculino, figura-se de importância menor e reduzido ao universo feminino.

Não só o quotidiano, mas a produção filosófica, artística e científica conta com insignes representantes mulheres, porém, secundarizada e até mesmo silenciada, razão óbvia de a produção oriunda desses e de outros campos aparecer como, majoritariamente, dos homens.

Visando contribuir para a correção desse fato, a Revista Jangada, com o título “Coisa de mulher”, pretende receber artigos dedicados à análise de trabalhos realizados por mulheres no campo das artes (Literatura, Música, Cinema, Pintura, Arquitetura, Dança, Escultura etc.) e da Teoria, Crítica e História da Arte, atentando para o fato de que, quando abrimos os manuais de história da arte, por exemplo, dificilmente nos deparamos com obras das mulheres escultoras, pintoras, fotógrafas, etc. Com frequência, também não somos instruídos sobre as obras das mulheres cineastas, arquitetas, musicistas etc. Na literatura, temos muito mais à nossa disposição as obras dos escritores do que a das escritoras. Esse desfalque é consequência de um longo processo histórico que alheou as mulheres dos espaços públicos e dos direitos civis, com drásticas consequências para a vida social. Não implica, porém, dizer que as mulheres aceitaram os limites que lhe foram impostos.

Lembrando o poema “Com licença poética”, de Adélia Prado, “desdobramos” a expressão “coisa de mulher”, carregada de preconceito quando destinada a restringir o alcance das ações das mulheres, propondo que as coisas não são prioritariamente de homens ou de mulheres. As mulheres têm cada vez mais ocupado espaços que antes lhe eram negados, seja nas artes, na ciência, na política, na economia etc. É inegável, no entanto, que muitas contribuições das mulheres para as Ciências Humanas, Letras e Artes, por exemplo, aguardam por trabalhos de pesquisadores interessados em ampliar a historiografia, e é com esse intuito que esperamos contribuições para o presente número da Revista Jangada.

Trabalhos dedicados às obras de mulheres que conquistaram reconhecimento ao logo dos anos merecem todo nosso respeito e encontrarão acolhida no presente dossiê. Enfatizamos, porém, que há muito por fazer a fim de romper o silêncio imposto às obras de mulheres que seguem excluídas dos estudos das artes e da cultura de modo geral.

Editoras deste número:

Aline Alves Arruda - UFMG
Natália Oliveira Fontes - UFV
Joelma Santana Siqueira - UFV

----------

Crédito Imagem: Artista Raquel Vitorelo

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas