Terça-feira, 04 de Outubro de 2022
Publicações

Revista Identidade! lança dossiê sobre intelectualidade negra e as articulações com a História, Imprensa e Comunicação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Interculturais

A Revista identidade!, periódico da Faculdades EST de São Leopoldo -RS, está com chamada aberta para submissão de artigos para o dossiê intitulado Diálogos com a intelectualidade negra: História, Imprensa e Comunicação. Os trabalhos serão recebidos até o dia 18 de outubro de 2022 pelo sistema on-line da Revista identidade! (clique aqui).

Pessoas autoras e avaliadoras também são convidadas a se inscrever no site da publicação. A coordenação do dossiê é da Profª. Drª. Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer, que também coordena  o Grupo Identidade da Faculdades EST. Já a organização é do Prof. Dr. Arilson dos Santos Gomes (Unilab-CE) e da jornalista e doutoranda em Ciências da Comunicação Lucilene Athaide (Unisinos; bolsista Capes / Proex).

 

SAIBA MAIS SOBRE O DOSSIÊ

A chamada Imprensa Negra se configurou como uma das redes de cooperação onde os descendentes de escravizados  se reuniram. De acordo com historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto (2010), ao serem distribuídas por todo o país, as populações negras empreenderam diferentes ações em nome de sua sobrevivência, dando mostras de resistências nos mais variados cenários. Assim, a  imprensa figurou como uma dessas possibilidades. As primeiras décadas do século XXI também revelam aspectos importantes no que diz respeito à recepção e circulação de informações em todo o mundo. Questões da esfera social acabam sendo projetadas nas novas ambiências propiciadas pelo avanço das tecnologias de comunicação.

Considerando o passado e refletindo sobre a atualidade na questão midiática e racial, esta proposta de dossiê pretende reunir artigos originais que tragam contribuições da área de História, Comunicação e Interdisciplinaridade para refletir sobre a questão racial no Brasil, do passado à atualidade, em seus aspectos culturais, educativos, políticos e sociais tendo como fonte os veículos de comunicação, impressos e digitais.

A revista também possui demais seções para a submissão de artigos. São elas: Arte Música e Diversidade |Diversidade e Identidade | Educação, Saúde e Identidade | Religião, Identidade e História . Resumos e Resenhas também são aceitos.

Para ler a ementa completa, clique aqui.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas