Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Publicações

Revista Iberoamericana – Chamada de trabalhos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Estados Unidos

Chamada para artigos, Arte, Literatura

O Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana convida os seus sócios a enviar propostas de artigos para o número especial da Revista Iberoamericana (http://revista-iberoamericana.pitt.edu) sobre o Brasil, com o tema "Ficção e política, da ditadura militar ao governo de Dilma Rousseff", organizado pelas Professoras Regina Zilberman (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Cristina Ferreira Pinto-Bailey (Washington & Lee University).
 
Este volume da Revista Iberoamericana toma como marco cronológico os últimos cinquenta anos da história brasileira e como ponto de partida o ano de 1967, ou seja, três anos após a instauração da ditadura militar no Brasil e o ano em que foi publicado o romance Quarup, de Antonio Callado (1917-1997). Callado foi um dos mais importantes nomes da narrativa brasileira a partir de 1960 e uma das vozes mais críticas e criativas de oposição à ditadura, especialmente com os romances Quarup (1967), Bar Don Juan (1971), Reflexos do baile (1976) e Sempreviva (1981). Ao final dos anos 1960 e nas décadas de 1970 e 1980, muitos escritores brasileiros procuraram denunciar a situação de exceção em que se encontrava o país, dentro dos limites que a censura do governo militar impunha a eles. Por outro lado, nos últimos anos a literatura brasileira – e em particular a ficção – demonstrou renovado interesse por esse período da história nacional, ao mesmo tempo em que continua refletindo e reflexionando sobre os desafios sociais e político com que o país se defronta no século XXI.
 
O propósito deste volume especial da Revista Iberoamericana é reunir artigos que explorem as muitas vertentes da ficção política brasileira dos últimos cinquenta anos, seja revisitando a obra de escritores importantes que escreveram durante a ditadura, como Antonio Callado, Ignácio de Loyola Brandão, Renato Tapajós e Ligia Fagundes Telles, seja examinando escritores mais recentes, cujas obras enfocam a sociedade nacional de nossos dias através de uma lente política, como Luiz Ruffato, Ana Maria Machado e Bernardo Kucinski. Além dos artigos dedicados exclusivamente à ficção brasileira, interessa-nos incluir também artigos que estudem comparativamente obras e/ou autores brasileiros e hispano-americanos, assim como artigos que investiguem com um foco comparatista a ficção e o cinema, ou a ficção e outras artes, como a música e as artes plásticas.
 
As pessoas interessadas devem enviar suas propostas (abstracts) de 350-500 palavras, juntamente com um currículo de 1-2 páginas até 30 de julho de 2016. Os textos completos, em português ou espanhol, deverão ser entregues até 31 de outubro de 2016 e seguir as regras editoriais da Revista Iberoamericana: não exceder 25 páginas em espaço duplo, incluindo normas e bibliografia, e obedecer as normas do MLA Style Manual.
 
Regina Zilberman: reginaz@portoweb.com.br
Cristina Ferreira Pinto-Bailey: acpinto60@yahoo.com

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas