Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Revista História Oral | Chamadas para submissão de contribuições

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ciências Humanas, História, Chamada para artigos

A Revista História Oral, da Associação Brasileira de História Oral, está com chamadas abertas para os volumes 19 (n.2, 2016) e 20 (n.1, 2017).

Dossiê HISTÓRIA ORAL E O MUNDO DAS ARTES (v. 19, n. 2, 2016)

A revista abre chamada para o dossiê História Oral e o mundo das Artes esperando reunir contribuições que tomem as manifestações artísticas como objeto, a partir de distintas perspectivas e campos de conhecimento. Reflexões que explorem os significados do fazer artístico para os agentes diretamente envolvidos em sua produção, bem como análises da recepção dessas manifestações e de seu potencial de transformação social são bem-vindas. Espera-se contar com contribuições que explorem o mercado das artes, e a atuação e trajetória de artistas e outros agentes que movimentam o campo. A expectativa é que o dossiê apresente uma visão ampla e polifônica das artes - das mais canônicas às performáticas, das expressões de povos tradicionais às variadas formas de arte urbana – e que explore a potencialidade da história oral para o conhecimento desse universo.

Prazo para submissões: 01.08.2016

Dossiê HISTÓRIA ORAL, MEMÓRIA E CIÊNCIA (v. 20, n. 1, 2017)

História oral, memória e ciência é o tema do dossiê do próximo número da Revista História Oral. A ideia é reunir trabalhos que explorem a história das ciências, as trajetórias de cientistas e o registro de suas práticas, tanto no interior da academia como em instituições voltadas para o campo das ciências aplicadas. Situações de interação social que opõem as ciências aos saberes tradicionais, ou que expressem as múltiplas estratégias de legitimação do discurso científico também são bem-vindas. A produção de acervos documentais voltados para a história das ciências e outras formas de registro ou comemoração constituem, igualmente, temáticas de interesse. Por fim, esperamos vivamente receber artigos que explorem a(s) história(s) da(s) ciência(s) a partir de perspectivas transnacionais.

Prazo para submissões: 01.03.2017

A ABHO, Associação Brasileira de História Oral, sociedade científica sem fins lucrativos, tem como um dos pontos centrais de sua proposta programática a publicação e a distribuição da Revista História Oral, inscrita sob o ISSN 2358-1654, Qualis de estratos B2 (para as áreas de História, Educação, Interdisciplinar e Antropologia/Arqueologia) e B3 (Planejamento Urbano e Regional/Demografia, Artes/Música e Filosofia/Teologia, Ciência Política e Relações Internacionais), que se destina aos associados e interessados na metodologia e teoria das pesquisas com fontes orais.

Mais informações: http://www.revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=index.