Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Publicações

Revista Historiæ - Chamada para Dossiê: Histórias, memórias e narrativas dos movimentos sociais L.G.B.T.Q.I.A.+

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, História, Movimentos sociais

Revista Historiæ

Chamada para Dossiê:

Histórias, memórias e narrativas dos movimentos sociais L.G.B.T.Q.I.A.+

Organizadoras/es: Prof. Dr. Elias Veras (UFAL), Escritora Transfeminista Helena Vieira (Outro Grupo) e Prof. Dr. Marcio Caetano (UFPel)

Descrição: Ao entendermos “movimento social” como sendo coletivos de sujeitos que mobilizam ações que objetivam alcançar alterações sociais, culturais e/ou econômicas por meio de embates político-ideológicos em contextos permeados de tensões, disputas e valores. Este dossiê preocupa-se em reunir resultados de pesquisas acadêmicas que tenham as categorias “narrativas”, “memórias” e “histórias” das atuações de Organizações da Sociedade Civil de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuados + no Brasil como eixos de produção de conhecimento. Para tanto, o dossiê que se propõe focalizar em reunir artigos resultantes de pesquisas, amparadas nas múltiplas possibilidades teórico-metodológicas de estudos, imbricadas com a memória, a história e suas narrações, já que as entendemos enquanto elementos centrais aos direitos humanos e componentes indispensáveis ao aprimoramento da democracia e cidadania.

Prazo de envio dos artigos: 31/05/2021