Revista Ephemera - Dossiê "A cena na política e a política na cena" | novo prazo
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
A Revista Ephemera está com submissões abertas para o Dossiê: "A cena na política e a política na cena: miradas sobre a teatralidade da extrema direita contemporânea" e, a pedidos, expandiu o prazo da prorrogação até 15 de dezembro de 2024.
Tema: A extrema direita hoje atuante no Brasil e em vários outros territórios mundiais é um campo político heterogêneo, de difícil definição e de composição mutável, no qual o conservadorismo moral e radicalização do neoliberalismo convergem.Nos últimos anos, entram em cena análises que observam a relação entre estratégias performativas, efeitos e sentidos produzidos, e a instalação desta extrema direita no Brasil e nos demais países elencados. Para fazer jus a essa diversidade de abordagens e à complexidade do tema, propomos alguns eixos analíticos imbricados e iterativos passíveis de investigação e debate, tais como a presença da violência, a fabricação da precariedade como elemento de emulação de uma suposta autenticidade, a correlação entre a performance na estética e na política, assim como reflexões sobre comportamentos restaurados e a estética do limite ultrapassado. A estes eixos também perpassam considerações acerca da economia das atenções, tão presente nas atuais formas de propagação das pautas políticas e das performatividades. Estas articulam várias plataformas a partir de uma organização supostamente descentrada, deslizando entre as lógicas das redes sociais, a imbricação com diferentes mídias e a atuação nas ruas em protestos e outros atos performativos. Além disso, interessam a este dossiê estudos sobre espetáculos teatrais e performances artísticas que se debruçam sobre o tema da extrema direita e/ou suas estratégias de atuação. Desse modo, uma pergunta funciona como cerne desta investigação/proposta: de que modo o teatro, pensado como forma social de conhecimento, pode nos ajudar a compreender a política contemporânea?
Sobre as submissões: estamos abertos a receber artigos e depoimentos de pesquisadores, artistas e artistas-pesquisadores que possuam todos, no mínimo, título de Mestre(a) ou acima sobre questões ligadas ao tema, perpassando as diversas áreas das artes e das ciências humanas.
OBS: a revista não cobra nenhuma modalidade de taxas (APC).
Para a chamada completa, acesse: