Quinta-feira, 06 de Maio de 2021
Publicações

Revista do Centro de Estudos Portugueses UFMG | "Teolinda Gersão: 40 anos de vida literária"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

Chamada de artigos & resenhas
Revista do Centro de Estudos Portugueses

Dossiê Teolinda Gersão: 40 anos de vida literária v. 41, n. 66 (2º semestre de 2021)

Org. Annabela Rita (ULisboa) e Roberto Bezerra de Menezes (UFMG/CAPES)

Revelando-se em 1981 com o romance O silêncio, Teolinda Gersão é, hoje, uma das vozes mais singulares da ficção portuguesa pós-25 de Abril e, desde seus primeiros livros, não abdica de nomear as opressões sociais e mentais. A sua escrita desenvolve uma interdiscursividade que insinua nexos entre os textos através de uma imagística simbólica diversificada, mas reconduzível, sempre, de algum modo à reflexão da arte sobre si mesma e à insinuação de procedimentos autorepresentativos: a reflexividade, a metamorfose e o diálogo das artes constituem a gramática da criatividade, atraindo-nos para uma leitura em sistemático (ir)reconhecimento, atenta à vibração semântica e estética da sua tópica.

Entre suas principais obras, destacam-se Paisagem com mulher e mar ao fundo (1982), O cavalo de sol (1989), Os teclados (1999) e A mulher que prendeu a chuva (2007). Em seu mais novo lançamento, O regresso de Júlia Mann a Paraty (2021), três novelas se entrelaçam de modo formar uma unidade narrativa. Ao longo dos anos, recebeu muitos prêmios, entre os quais o Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco, o Prêmio Fernando Namora, o Prêmio de Ficção do PEN Clube, o Grande Prêmio de Romance e Novela da APE, o Prêmio Máxima de Literatura e o Prêmio da Fundação Inês de Castro. Além dos prêmios, verifique-se a quantidade de reedições de seus livros, indicador do quanto seus leitores se multiplicam ao longo das últimas décadas.

Agora, por ocasião do seu 80º aniversário e dos 40 anos de escrita literária, foi organizado o ciclo Homenagem. Teolinda Gersão 2020-21 (coord. de Annabela Rita e de Miguel Real) [https://homenagemteolinda.wixsite.com/home] com mais de três dezenas de iniciativas em vasta rede interinstitucional (cursos, seminários, colóquios, exposições, lançamentos, debates, livros, espectáculos, entrevistas e números especiais de periódicos) em também mais de uma dezena de países de diferentes continentes. O escultor Francisco Simões dedicou-lhe um retrato que constitui o ex libris do ciclo.

Nesse sentido, a Revista do Centro de Estudos Portugueses da Universidade Federal de Minas Gerais associou-se a essa autêntica Festa das Letras, dedicando um dossiê especial a Teolinda Gersão e acolhendo artigos, ensaios e resenhas que se debrucem sobre a vasta produção da autora, dando a ver não só a riqueza da crítica especializada da área, mas também os profícuos debates que a obra da autora alimenta.

Prazo para submissões: 30 de agosto de 2021

Os trabalhos deverão ser encaminhados via Portal de Periódicos da Faculdade de Letras – UFMG.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas