Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Publicações

Revista Crítica de Ciências Sociais: Culturas musicais contemporâneas

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Chamada para artigos, Música

A Revista Crítica de Ciências Sociais, uma edição quadrimestral do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, convida para a submissão de artigos, até 30 de junho de 2015, para o número temático Culturas musicais contemporâneas, organizado por Paula Abreu e Paula Guerra.
 
O objetivo deste número temático é discutir os novos desafios colocados às culturas musicais contemporâneas e a forma como estes ameaçam ou estimulam o seu potencial de resistência, diferenciação e inovação face às tendências e movimentos culturais populares dominantes, continuadamente tocados pela tecnologia e pelo (novo) espírito do capitalismo.
 
Entre esses desafios encontramos o da relação da cultura contemporânea com o seu passado. Neste contexto, conceitos como memória, herança ou tradição são relevantes e representam um potencial para o desenvolvimento da investigação nas ciências sociais. Recentemente, novos discursos relacionados com a retromania e a nostalgia têm vindo a perpassar a produção, a difusão e o consumo cultural e artístico contemporâneo. Qual é a influência da abordagem retro/nostálgica na produção artística contemporânea? Como é que isso influencia os processos de trabalho e de gestão das carreiras artísticas? E o consumo? Que técnicas e modos de produção foram recuperados?
 
Questiona-se também a importância dos meios digitais nas culturas contemporâneas. Que tipo de influência exercem nos processos de criação e de produção musical? De que modo têm suscitado novas linguagens estéticas ou novas ferramentas e instrumentos musicais? Estarão estes mecanismos digitais/ virtuais a mudar o papel da criatividade, transformando as relações entre autoria e produção? Qual é a relevância das redes digitais? Que relações estão a ser estabelecidas entre os novos e os "velhos" meios de comunicação na produção artística contemporânea? De que forma os músicos tiram partido dos meios de comunicação digitais na organização das suas carreiras? O que mudou no controlo desses processos?
 
Os crescentes avanços tecnológicos e a generalização das novas tecnologias de informação e comunicação, e a sua aplicação aos universos da música, levaram a uma multiplicação contínua de formatos e serviços de difusão musicais: MP3, Sofar Sounds, Facebook, Bandcamp, Spotify... A diversidade destes formatos e serviços merece também uma atenção particular, assim como os seus impactos na criação e apropriação da música. Relevante é igualmente o debate em torno da reconfiguração do campo da indústria fonográfica, onde as grandes editoras ainda dominam, coexistindo não apenas com as editoras locais, regionais, alternativas, mas também com microeditoras, editoras virtuais e, sobretudo, novas formas de edição e distribuição, ainda em afirmação.
 
Os artigos devem ser submetidos de acordo com as normas de publicação disponíveis online e enviados por correio eletrónico para rccs@ces.uc.pt com indicação explícita do tema «Culturas musicais contemporâneas» como assunto da mensagem. Embora a revista privilegie a publicação em português, aceita propostas de artigos em outras línguas (inglês, francês, espanhol, italiano).
 
Os artigos recebidos serão objeto de apreciação no âmbito do processo de arbitragem científica por pares descrito nas normas de publicação.
 
A Revista Crítica de Ciências Sociais publica artigos originais que apresentem resultados de investigação avançada e de reflexão teórica inovadora em todas as áreas das ciências sociais e das humanidades. A revista privilegia trabalhos com potencial transdisciplinar e que concorram para a discussão teórica, a reflexão epistemológica e o conhecimento crítico da realidade contemporânea à escala global. Acolhendo contributos relativos a todos os contextos geográficos, concede atenção particular a trabalhos que contribuam quer para um conhecimento crítico da realidade portuguesa e dos espaços de língua portuguesa, quer para a inovação teórica e epistemológica originária desses espaços e, de forma mais abrangente, do Sul global.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas