Sábado, 13 de Agosto de 2022
Publicações

Revista Compendium abre chamada n.º 2: Materialidades do livro de fotografia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Estudos Comparatistas, Fotografia

Chamada para Trabalhos N.º 2: Materialidades do Livro de Fotografia

Prazo para o envio de propostas: 31 de Julho de 2022

Editores:
David Campany (International Center of Photography/U. Westminster)
José Bértolo (U. Nova de Lisboa/ESAD-CR)

A Compendium está a receber propostas para o segundo número, sobre Materialidades do Livro de Fotografia. Este dossier pretende acolher reflexões em torno do livro de fotografia, ou photobook, enquanto objecto artístico, desde os seus primórdios até à contemporaneidade, tendo em conta os processos que subjazem à sua composição, as suas especificidades materiais e objectuais, e as experiências de leitura e visionamento que proporciona.

Convidamos os autores/as autoras a reflectir sobre os photobooks enquanto objectos de arte complexos, instáveis e híbridos, considerando as suas especificidades materiais e a diversidade de experiências interpretativas e sensoriais que proporcionam, bem como as diversas formas pelas quais estes se relacionam com o mundo e nele se situam.

Alguns dos tópicos a explorar neste número são:

  • Estudos de caso ou do conjunto da obra

  • Abordagens comparativas e interdisciplinares ao photobook

  • Designers de livros e a questão da autoria

  • Sequencialidade, narrativa e a criação de sentido

  • Design de livros, impressão, formatos, papel

  • Ler um livro de fotografia: perspectivas do/a leitor(a)

  • (I)materialidades digitais

  • Photobooks, zines, álbuns de fotografia

  • Imagem e texto: possibilidades, conexões e divergências.

São especialmente bem-vindas propostas que incidam sobre tópicos que ultrapassem as fronteiras do mundo ocidental, bem como propostas de doutorandos e investigadores independentes ou em fase inicial de carreira. Os artigos apresentados podem ser escritos em português, inglês, espanhol ou francês, e devem ter entre 6.000 e 8.000 palavras, incluindo notas, referências, um resumo de 150 a 250 palavras e 4 a 6 palavras-chave. Os autores devem seguir as normas de formatação indicadas em Instruções para os Autores. Os artigos serão acompanhados de um segundo documento contendo uma breve nota biográfica do/a autor(a), até 150 palavras. Submissão em linha: para efectuar o registo e apresentar um artigo para avaliação, siga a hiperligação Nova Submissão, acessível na página de abertura da Compendium, até ao dia 31 de Julho de 2022.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas