Sábado, 15 de Maio de 2021
Publicações

Revista Ciências sociais - Chamada para Dossiê: Burguesia e Extrema-Direita no Brasil

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Sociais

Burguesia e Extrema-Direita no Brasil

O dossiê pretende reunir artigos científicos resultantes de pesquisas e ensaios teóricos inéditos que possam contribuir para o conhecimento sobre a burguesia brasileira, das novas tendências do poder político e das novas formas de dominação. As reflexões podem indicar tanto o diagnóstico da situação atual quanto os cenários emergentes. Espera-se que o dossiê receba contribuições capazes de observar os seguintes eixos:

  1. Estudos que contemplem o crescimento e a visibilidade da nova extrema-direita que tem assumido protagonismo no âmbito da sociedade civil e suas conexões com a classe dominante no país;
  2. As relações entre a extrema-direita, a burguesia/empresariado e suas frações e o Estado no Brasil e no exterior;
  3. As ações da burguesia brasileira associada a forças internacionais;
  4. Os impasses da democracia no Brasil frente a ascensão da extrema-direita;
  5. Estudos que contemplem perspectivas teóricas sobre populismo, bonapartismo, fascismo e neofascismo, bolsonarismo e outros conceitos utilizados para analisar o processo político brasileiro.

Esses eixos orientadores não impedem que outras temáticas e abordagens pertinentes ao dossiê sejam recebidas.

As contribuições devem consistir em textos originais e inéditos escritos em português ou traduzidos para esse idioma com autorização de seus/suas autores/as e que estejam em conformidade com as normas da revista.

As contribuições deverão ser submetidas no endereço da Revista de Ciências Sociais (RCS) da Universidade Federal do Ceará (http://periodicos.ufc.br/revcienso) até o dia 31 de agosto de 2021.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas