Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Revista CEM/Cultura, Espaço e Memória 10 – 2019: Imagem em Movimento e Cultura Visual

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Artes visuais, Chamada para artigos, Ciências Humanas, História, Património Cultural

O CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» convida ao envio de propostas de artigos para a sua Revista CEM/Cultura, Espaço e Memória 10 – 2019, subordinada ao tema Imagem em Movimento e Cultura Visual (ver detalhes em anexo).

Editores: Hugo Barreira e Pedro Alves

O objetivo deste número da revista é o de promover uma reflexão sobre a imagem em movimento, nos seus diversos meios, e sobre a cultura visual, entendida sob múltiplas perspetivas e relações, como, por exemplo, com a História da Arte, com os Estudos Visuais, com a História, com os Estudos em Património ou com os estudos e práticas do Cinema. Além das múltiplas formas de pensar e analisar as imagens, pretendemos refletir igualmente sobre as suas aplicações no mundo contemporâneo, com as consequentes implicações na sociedade e com os reflexos nas práticas pedagógicas e na literacia (audio)visual, bem como nos desafios que os novos meios promovem ao estenderem a sua linguagem e as suas significações para lá de uma componente visual.

No sentido de aprofundar a discussão alargada das questões inerentes ao estudo da imagem em movimento e da cultura visual, a incorporar na CEM 10, convidamos a comunidade científica, nacional e internacional, a apresentar propostas de comunicação nas seguintes áreas temáticas:

• A antropologia da imagem e os estudos em cultura visual
  • Imagem em movimento e intermedialidade
  • Imagem em movimento na Educação Histórica
  • Literacia (audio)visual na era digital
  • Patrimónios da imagem em movimento
  • Repensando a imagem em movimento: novos desafios e novas propostas

Línguas aceites: português, inglês, francês e espanhol

Data de submissão: 30 abril 2019
Data de notificação: 31 junho 2019
Publicação: 15 dezembro 2019

Mais informação em: www.citcem.org

Call for papers
Journal CEM/Culture, Space and Memory, 10 – 2019
«Moving Image and Visual Culture»

The CITCEM - Transdisciplinary Research Centre «Culture, Space and Memory» invites researchers to submit papers to be published in its Journal CEM / Cultura, Espaço e Memória 10 - 2019, on the theme Moving Image and Visual Culture (see attached details).