Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Publicações

Revista Brasiliana | chamada para dossiê: “Cultura impressa periódica no Brasil”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Reino Unido

Chamada para artigos, Estudos Brasileiros

A revista Brasiliana - Journal for Brazilian Studies (ISSN: 2245-4373) publicará um dossiê (meados de 2020) com foco na cultura impressa periódica no Brasil (jornais e revistas). Os artigos para a revista, que é editada pelo King's College London, podem ser escritos em português, inglês ou espanhol. O prazo máximo para o envio é o 30 de abril de 2020.

Este número será editado por Isabel Lustosa (Fundação Casa de Rui Barbosa) e Felipe Botelho Correa (King's College London).

Este dossiê apresentará pesquisas recentes sobre estudos de periódicos e da imprensa escrita sob várias perspectivas e metodologias. Procuramos artigos que discutam como jornais e revistas contribuíram para o caleidoscópio dos estudos brasileiros desde o início do século XIX até o início do século XXI. Também convidamos pesquisadores que trabalham em estudos de periódicos (história da arte, história, literatura, jornalismo, mídia e comunicações), a submeter artigos com foco em aspectos transnacionais, analisando conteúdos (textos e imagens), atores (escritores, ilustradores, editores) e periódicos que atravessaram fronteiras locais, regionais e nacionais, contribuindo para os aspectos dinâmicos e circulatórios da cultura impressa periódica no Brasil.

Exemplos de tópicos de interesse:

• Os padrões de circulação de revistas no Brasil ou em conexão com outros países
  • A disseminação das tecnologias de impressão e distribuição
  • A evolução e difusão de modelos de negócios
  • Periódicos como catalisadores na disseminação cultural, identidades / comunidades alternativas e movimentos sociais
  • Circulações e redes periódicas
  • Textos, tópicos e recursos visuais em periódicos
  • Inter-relações entre publicação periódica e publicação de livros
  • Uma história de estudos de periódicos para além das fronteiras nacionais, disciplinares e institucionais
  • Práticas de leitura e escrita de periódicos
  • Viagem e migração em periódicos
  • Mudanças de suporte e inovação em periódicos

Os textos devem ser enviados por meio da plataforma em linha da Brasiliana até 30 de abril de 2020 em português, inglês ou espanhol.

Normas para o envio podem ser encontradas em: https://tidsskrift.dk/bras/about/submissions

Mais informações na página da Revista Brasiliana.