Terça-feira, 19 de Março de 2024
Publicações

Revista Acervo recebe artigos para o dossiê: "Perspectivas em humanidades digitais"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Acervos Documentais, Arquivos, Chamada para artigos, Ciências da Informação e Documentação, Humanidades Digitais

A revista Acervo, periódico científico do Arquivo Nacional, torna pública a chamada para o dossiê "Perspectivas em humanidades digitais", que tem como editores convidados Ricardo M. Pimenta, doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Moisés Rockembach, doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto/Universidade de Aveiro (Portugal), professor do Departamento de Ciências da Informação e dos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Atualmente, é possível perceber um crescente interesse pelas humanidades digitais no Brasil. Os diversos usos de métodos digitais aplicados à resolução de questões humanistas é um caminho sem retorno, ao passo que nossa sociedade e seus respectivos fenômenos sociais, políticos, culturais, socioeconômicos, identitários, de gênero, antropológicos, entre tantos outros, são cada vez mais mediados pelo digital e, assim, marcam uma era própria.

Na produção do conhecimento, aspectos ligados a campos como o da arquivologia já lidavam com alguma sorte de tecnologias da informação e comunicação e, ainda assim, seus pesquisadores não deixam de se surpreender com as novas possibilidades das competências computacionais e a gradativa aproximação de seus respectivos campos e abordagens, a serviço da pesquisa em humanidades. Sem embargo, as diversas investigações correntes do grande campo da ciência da informação também vêm sendo cada vez mais confrontadas com questões relacionadas ao digital e aos demais desafios aplicados tanto ao método quanto à episteme, ambos oriundos das ciências humanas e sociais. Esse dossiê incentiva a submissão de artigos originais cujo diálogo inter e transdisciplinar se faça presente, tendo as humanidades digitais como principal foco, em articulação com a arquivologia e com a ciência da informação lato sensu.

As submissões devem ser encaminhadas até o dia 31 de julho de 2021, pelo site da revista Acervo, para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres e Resenha. O dossiê será publicado de forma contínua entre janeiro e abril de 2022. Somente são aceitos textos que tenham pelo menos um dos autores com título de doutorado. As contribuições devem estar de acordo com o foco e o escopo do periódico e seguir as normas editoriais.

Mais informações na página da Revista Acervo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas