Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Publicações

Revista Abril seleciona artigos sobre Metamorfoses da narrativa contemporânea

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Estudos Africanos, Estudos Comparatistas, Estudos Luso-Afro-Brasileiros, Letras, Língua, Literatura

A revista Abril (ISSN: 1984-2090) , periódico do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da Universidade Federal Fluminense (NEPA - UFF) seleciona artigos com o tema Metamorfoses da narrativa contemporânea. O prazo para submissão é o 31 de maio de 2017.

A Revista Abril (ISSN: 1984-2090) é um veículo de divulgação nacional e internacional de estudos, resenhas, sobre obras literárias produzidas em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), de forma específica ou em abordagens comparatistas.

Chamada para a revista Abril Nepa número 19: Metamorfoses da narrativa contemporânea

Organização: Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira (UFF) e Claudia Amorim(UERJ)

Desde o seu nascimento, o romance é um gênero em permanente mutação. Se por um lado cristalizou-se a concepção pretensamente natural segundo o modelo romântico/realista oitocentista, por outro e ao mesmo tempo, As viagens na minha terra, de Almeida Garrett, diluíram, na origem, a rigidez do gênero nas literaturas de língua portuguesa. O prosseguimento deste processo ao longo do século XX envolveu casos singulares, como a prosa de Raul Brandão, a experiência surrealista, o nouveau roman e ainda as práticas romanescas de poetas, como Carlos de Oliveira e Herberto Helder.

Após o boom das narrativas de fundo histórico ou das metaficções historiográficas da década de 1980, o romance contemporâneo insiste na quebra de paradigmas consagrados, abrindo-se ao fragmentário, ao inverossímil, às interrupções sintáticas e lexicais de todo tipo, problematizando as categorias de tempo, espaço e personagem, borrando as fronteiras entre gêneros, experimentando a hibridização de formas, enfrentando os dilemas imagéticos entre ficção e realidade sobretudo em narrativas do eu, tais como biografias, autobiografias, autoficção, diários etc.

Em torno desta problemática a Ementa 19 da Revista Abril pretende reunir reflexões sobre narrativas/romances caracterizados por alguma “estranheza irredutível” ou de metamorfoses felizes, na opinião de Silvina Rodrigues Lopes. Serão aceitos artigos e resenhas no âmbito das literaturas portuguesa e africanas de língua oficial portuguesa, incluindo leituras comparadas.

Mais informações na página da revista Abril Nepa.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas