Segunda-feira, 23 de Maio de 2022
Publicações

Primeiro relatório sobre as necessidade de carreiras artísticas na Europa

Países: Portugal

Musicologia

O projecto REACT - Rethinking Music Performance in European Higher Education Music Institutions financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa Erasmus + e coordenado por investigadores da Universidade de Aveiro desenvolveu juntamente com outras quatro instituições europeias o primeiro relatório sobre as necessidades das carreiras artísticas nas indústrias da música num contexto europeu.

O relatório intitulado "Artistic Career in Music: Stakeholders requirement report " foi produzido pelos investigadores do INET-md: Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança e do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, juntamente com os restantes parceiros do projeto provenientes de vários países Europeus (EDEX – Educational Excellence Corporation LTD no Chipre, Lulea Tekniska Universiteit na Suécia, Taideyliopisto na Finlândia, e University of Agder na Noruega).

Relatórios desta natureza na área da música, são bastante comuns em países como o Reino Unido, Austrália, EUA e Canadá. No entanto, são escassos nos países europeus. Esta é a primeira perspetiva pan-europeia relacionada com as oportunidades dos músicos que concluem os estudos no ensino superior, os desafios enfrentados e as necessidades de mudança institucional. O relatório fornece um conjunto de requisitos individuais relativamente ao que os músicos precisam de fazer para se posicionarem profissionalmente como intérpretes, bem como requisitos institucionais relativamente ao que as instituições precisam de assegurar aos estudantes que querem desenvolver uma carreira sustentável nas indústrias da música. O relatório é de acesso livre e pode ser consultado no seguinte endereço eletrónico: http://react.web.ua.pt/?page_id=639

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas