Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Polifonia: Literatura, tecnologias e transmidialidade

Início: Fim: Países: Brasil

Literatura, Chamada para artigos

ESTUDOS LITERÁRIOS. Vol. 22, nº32. Dossiê: Literatura, tecnologias e transmidialidade
O desenvolvimento tecnológico do século XX e do início do século XXI enseja, a cada dia, novas práticas artístico-literárias, nas quais se hibridizam linguagens e suportes de diferentes esferas e se revela o caráter algorítmico da língua. Nesse contexto, o alfabético, o numérico e o digital imbricam-se em páginas, telas ou interfaces tridimensionais, por vezes questionando o próprio estatuto do que seja a literatura, seja no plano da expressão seja no plano do conteúdo, ou mesmo rompendo com essas categorias para reinventar seus dispositivos teóricos. No rastro do que a ambiguidade tekhné grega lançava – arte, técnica, tecnologia –, investiga-se neste número do periódico Polifonia a literatura como tecnopoética, em que diferentes sistemas semióticos e dispositivos midiático-digitais convergem para múltiplas experiências estéticas. Sendo assim, lançamos esta chamada para trabalhos que discutam, entre outras questões: cyberliteratura, programação como atividade estética, relações entre literatura e mass media, difusão e promoção de literatura por meio digital, emprego das TIC para ensino da literatura, práticas de leitura em suporte digital, interação leitor-autor-texto mediada por novas tecnologias, ferramentas digitais de autoria.

POLIFONIA
(ISSN 22376844: versão eletrônica)
Qualis Nacional B1

Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Instituto de Linguagens/Universidade Federal de Mato Grosso

Organizador:

Prof. Dr. Vinícius Carvalho Pereira

Prazo para encaminhamento: até 28 de fevereiro de 2015
Publicação: dezembro/2015

O Periódico científico POLIFONIA, criado em 1983, é publicado semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (MeEL), do Instituto de Linguagens /Universidade Federal de Mato Grosso. Tem por objetivos promover intercâmbio científico de bens culturais e fazer a divulgação deles de modo amplo, rápido e gratuito, contribuindo para a atualização de informações nas áreas de estudos linguísticos e literários. Está classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Qualis Nacional B1.

MEEL