Domingo, 16 de Maio de 2021
Publicações

Outra Travessia: n. 17 e chamada para o n. 19

Início: Fim: Países: Brasil

Chamada para artigos

O número 17 da revista Outra Travessia –O ensaísmo breve latino-americano, aportes e suportes– já está no ar, na sua versão digital, e circulando também na sua versão impressa. Entre outros, o número conta com instigantes ensaios de Ricardo Forster, Adriana Rodríguez Pérsico, Raul Antelo, Alejandra Josiowicz, Mary Luz Estupiñán e Raúl Rodríguez Freire. Além desses ensaios, o número reúne as valiosas contribuições sobre o ensaio latino-americano de Alfredo Cesar Melo, Gustavo Ponciano Cunha de Oliveira, Kelvin Falcão Klein, Leonardo D’Ávila de Oliveira, Paula Regina Siega e Renata Magdaleno.
 
Chamada N° 19- A arte, entre a festa e a mudez
 
Nas últimas décadas, tem se observado de forma contundente uma intensa procura por produções artísticas e culturais não mais centradas na figura do artista, mas propondo-se como coletivos de produção. Igualmente intensa é a preocupação teórica com essa arte de mais de um, enxergando-a ora como reviravolta estética, ora como procura de outras formas de comunidade, ora como células de rebelião ou quadrilhas.
 
Este número da revista outra travessia se propõe pensar as práticas coletivas contemporâneas, nas suas dimensões estéticas e políticas, ou estéticas porque políticas, num amplo leque que vai das publicações artesanais até movimentos cultural-artísticos-políticos-educacionais como Fora do eixo, ou as chamadas ecologias culturais analisadas por Reinaldo Ladagga, os saraus de poesia, a literatura em relação com movimentos sociais e políticos mais amplos, como as manifestações de junho de 2013. E se propõe pensar, por sua vez, além desses coletivos, o próprio pensamento sobre o coletivo: seja nas abordagens filosóficas em torno da comunidade, seja em relação a uma estética relacional ou à não originalidade da voz autoral, seja em relação à globalização. Este número da outra travessia pensa, enfim, a vontade de se agrupar encenada neste começo de século XXI, as potências e as armadilhas dos coletivos.
 
Os originais devem ser enviados até o dia 3 de março de 2015, em conformidade às normas de publicação da outra travessia, através do site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/index, ou diretamente ao email da revista: outratravessia@gmail.com
 
Mais informações: https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/announcement/view/400

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas