Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
Publicações

OEI lança convocatória de artigos científicos em português

Países: Brasil, Galiza, Portugal

Acesso Aberto, Educação, Língua, Linguística, Migrações, TIC

A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), no âmbito do seu Programa Ibero-americano de Difusão de Língua Portuguesa (PIDLP), apresenta a convocatória para a publicação e divulgação de artigos científicos sobre educação, ciência e cultura em línguas portuguesa e espanhola publicados em outras línguas diferentes por pesquisadores ibero-americanos.

A proposta responde à necessidade de apreciação e valorização da investigação produzida em português e em espanhol no espaço ibero-americano e procura reforçar a sua presença, promover a sua visibilidade e ressaltar a importância da diversidade linguística e cultural no âmbito científico através da cooperação internacional.

A iniciativa consiste em apoiar a tradução, publicação e difusão de artigos científicos publicados em línguas diferentes do espanhol e português, promover o acesso a traduções científicas de artigos especializados de atualidade e integrar o acervo da comunidade científica dos países ibero-americanos. Adicionalmente, pretende contribuir para romper o circuito provocado pela permanente e crescente publicação e o acesso ao conhecimento unicamente através do domínio do inglês como língua predominante na área científica.

Poderão participar desta iniciativa autores em forma individual ou conjunta, docentes e investigadores de qualquer categoria em instituições de ensino superior dos países ibero-americanos membros da OEI: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Condições de participação

Os artigos deverão:

  • Ter sido publicados em revistas científicas pertencentes ao primeiro quartil (Q1) ou de segundo quartil (Q2), de acordo com a classificação do Scimago Journal Rank (SJR) do Scopus ou do Journal Citations Report (JCR) da Web of Science;
  • Ter a permissão da revista onde foi publicado originalmente para ser publicado em língua espanhola ou portuguesa;
  • Não ter sido publicados em versão portuguesa e/ou espanhola em outros meios;
  • Ter sido publicados a partir de 1 de janeiro de 2014.

A OEI reserva-se o direito de publicar artigos com data anterior em razão de uma contribuição relevante ou inovadora para o conhecimento nos temas objeto da convocatória.

A convocatória está aberta, também, para artigos científicos originais escritos em português ou em espanhol por pesquisadores ibero-americanos que tenham sido publicados em revistas científicas indexadas em outras línguas.

Área de conhecimento

Os artigos deverão versar sobre:

  • Cooperação, geoestratégias, geopolíticas em línguas espanhola e portuguesa e multilinguismo;
  • Competências digitais e comunicativas no âmbito da Agenda 2030;
  • Movimentos migratórios, línguas e cultura a partir da dimensão intercultural;
  • Educação e produtividade: situação na Ibero-América e perspetivas de futuro;
  • Acesso Aberto e repositórios científicos;
  • Impactos e projeções sobre o Covid-19 na educação, na ciência e na cultura.

Apresentação de propostas

O prazo de apresentação das propostas para tradução e publicação permanecerá aberto de forma permanente enquanto a iniciativa estiver ativa na programação da OEI.

Mais informações: https://www.oei.es/pt/programa-ibero-americano-lingua-portuguesa/convocatorias

Fonte: OEI

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas