Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Publicações

Memórias de Guerra: as escritas literárias africanas na elaboração de traumas coletivos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Sociais, Estudos Africanos, Literatura, Memória

Revista de Ciências Sociais (RCS)

Chamada para Dossiê

Prazo de Envio:  01/11/2020

A presente proposta visa reunir trabalhos em torno da temática Memórias de Guerra em experiências literárias africanas e de como a escrita tem elaborado traumas coletivos. Evocando noções como narrativa, trajetórias e memória, pensamos que é possível observar como os processos de recordação e elaboração têm se construído através da escrita literária. O que essas narrativas mobilizam de suas paisagens coletivas? como narram os enfrentamentos e as consequências das guerras civis? Como se esboçam, nas narrativas, as trajetórias dos escritores, de seus países e de seus repertórios culturais? Enfim, como são mobilizadas, em suas escritas, as recordações. Que espaços da recordação são mobilizados na montagem de suas escrituras?

O testemunho só existe sob o signo de seu colapso e impossibilidade, argumenta Márcio Seligmann-Silva. Assim, as recordações que cavam os rastros e os restos de processos de guerra, lidam com traumas individuais e coletivos. Vinculam-se ao “signo do acabado”, lidam com perdas. O trauma, retomando Freud e Gagnebin, é o corte, aquilo que fere e separa o acesso ao simbólico, sobretudo à linguagem. Túmulo e Signo compartilham a mesma etimologia grega: sèma. Ao pensarmos nos “Espaços da Recordação”, segundo Aleida Assmann, percebemos que a palavra está estreitamente associada às inscrições da finitude e da memória. A memória do trauma é uma forma de recuperar, na fragilidade dos rastros individuais, a compreensão para a história e para as condições sócio-antropológicas de cada sociedade.

Propomos reunir, neste Dossiê, reflexões que ponham em diálogo preocupações do campo das ciências humanas, sociais e literárias, que nos permitam refletir sobre essas experiências nas literaturas africanas.

Organizadoras:

Cristina Maria da Silva (Universidade Federal do Ceará)

Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Pós-doc em Antropologia UNICAMP, 2010. Pós-doc em
Letras PUC-MG, 2019. Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais-UFCE. Coordenadora
do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos. E-mail: crimasbr@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/0296938001965033 http://rastrosurbanosufc.blogspot.com/

Terezinha Taborda Moreira (Universidade Federal de Minas Gerais)

Doutora em Estudos Literários - UFMG. Pós-doc em Literatura Angolana pela UFF. Pesquisadora CNPq –
Nível 2. Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Letras-PUC-MG. Grupo de
Pesquisa “África e Brasil: repertórios literários e culturais. E-mail: taborda@pucminas.br

A Revista de Ciências Sociais (RCS), ISSN 2318-4620, é uma revista quadrimestral editada pelo Departamento de Ciências Sociais da UFC desde 1970. A revista publica material inédito nas áreas de Sociologia, Antropologia, Ciência Política e Relações Internacionais.