Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Chamada da revista Jangada: "Literatura Contemporânea e Crise Brasileira"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

Chamada para a submissão de artigos

Nr. 19 – Dossiê: Literatura Contemporânea e Crise Brasileira

Prazo para a submissão de artigos: 30 de março de 2022

Data prevista de publicação: junho de 2022

A crise política, econômica e social que vem se agravando no Brasil ao longo da última década parece ainda distante do fim. Isso amplifica a dificuldade de mapear com clareza os seus contornos, suas inúmeras causas e imprevisíveis desdobramentos, o que não torna menos urgente a tarefa de refletir sobre os atuais desacertos do país. Como não poderia deixar de ser, o contexto de pandemia, instabilidade política, aumento da pobreza, devastação ambiental e retrocessos na área cultural vêm afetando de várias maneiras a produção artística contemporânea. Por um lado, é possível identificar nessa produção um forte anseio de resistência e denúncia, intensificando a sua carga política e a emergência de projetos coletivos (antologias, movimentos, manifestos). Por outro, proliferam, na mesma medida, formas artísticas atravessadas pela melancolia, incorporando uma atmosfera de perplexidade, desânimo e exaustão diante da realidade brasileira. Seja na figuração de subjetividades à deriva, em um país que escapou pelos dedos, seja numa inusitada efervescência de poéticas engajadas, o peso da crise na expressão literária mostra-se crucial para a reconfiguração do campo, abrindo-se a interpretações plurais.

Visando reunir reflexões que proponham um olhar crítico sobre a produção literária contemporânea a partir desse quadro geral de instabilidade, medo e revolta, o volume 1, número 19 da Revista Jangada acolhe submissões de artigos que se enquadrem em um ou mais dos seguintes eixos:

1) Análise do impacto material da crise brasileira no sistema literário nacional, decorrente, por exemplo, do corte sistemático de recursos para a área cultural, dos discursos oficiais de carga anti-intelectual, da censura (velada ou explícita), bem como na constituição de tendências literárias específicas e projetos coletivos de resistência;

2) Discussão crítica de obras ficcionais, poéticas, dramáticas ou testemunhais produzidas no atual contexto e que fazem alusão, ainda que em chave alegórica ou satírica, a eventos históricos recentes;

3) Leituras comparativas abarcando obras brasileiras contemporâneas em diálogo com a produção de outros momentos históricos do país (como a ditadura militar) ou de outros países;

4) Reflexões teóricas que abordem conceitos como crise, engajamento, melancolia, resistência, testemunho e sua pertinência e produtividade para o estudo da literatura brasileira contemporânea.

Os artigos podem ser escritos em inglês, francês, português ou espanhol.

Para o número 19, os artigos devem ser submetidos pelo site (https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada - Você deve se cadastrar como autor) até o dia 30 de março de 2022. Lembramos que o autor deve observar atentamente as normas de publicação disponíveis no site

Contamos com você para a divulgação desta chamada. Além disso, aproveitamos para convidar você a ler os números anteriores da Revista em

E para consultar nossa página no Facebook acesse https://www.facebook.com/revista.jangada

Se você tiver alguma dúvida, escreva para revistajangada@ufv.br