Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Lidel publica Políticas Linguísticas em Português, antologia sobre países e territórios de língua oficial portuguesa

Países: Portugal

Lançamentos, Política Linguística

Em novembro último a editora Lidel lançou Políticas Linguísticas em Português, uma antologia de textos originais, de diferentes autores, sobre políticas linguísticas em países e territórios de língua oficial portuguesa, coordenada por Paulo Feytor Pinto e Sílvia Melo-Pfeifer.

Quatro décadas após a independência da maior parte dos países que têm o português como língua oficial, dão-se a conhecer, numa única obra, as políticas linguísticas contemporâneas de países e territórios que expressam essas políticas oficiais em português.

Políticas Linguísticas em Português inclui capítulos sobre as políticas internas de oito países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e de um território autónomo – Macau – e sobre as políticas externas da língua portuguesa de dois países – Brasil e Portugal –, ao longo das últimas décadas do século XX e dos primeiros anos do século XXI . Trata-se de onze textos originais, da autoria de catorze especialistas originários ou a trabalhar em nove países de África, América, Ásia e Europa.

De modo diferenciado, de acordo com as especificidades dos contextos e as opções dos autores, os contributos abordam tópicos como a história social da diversidade linguística do país ou território em análise, as representações sociais, os estatutos e papéis da língua portuguesa e das outras línguas presentes, as práticas e ideologias linguísticas e, naturalmente, a política linguística explícita, nos domínios do estatuto, do corpus e da educação. Trata-se, por isso, de uma obra dirigida a professores, investigadores e estudantes das áreas da Linguística, da Sociologia, da Ciência Política, das Relações Internacionais e dos Estudos Lusófonos e também a todos os interessados na cooperação internacional entre países de língua oficial portuguesa, em especial nos domínios da Educação e Cultura.

  • Duas línguas, quantas políticas?
  • Política de educação linguística nas escolas portuguesas. Mudança e continuidade
  • Línguas e políticas linguísticas em São Tomé e Príncipe
  • Contacto linguístico em Angola: retrospetiva e perspetivas para uma política linguística
  • Políticas e práticas linguísticas e formação do Estado-Nação em Moçambique: da unidade na uniformidade à unidade na diversidade
  • Situação linguística de Cabo Verde: em português e na kabuverdianu
  • Angústias e esperanças espelhadas num pequeno país africano: questões linguísticas da Guiné-Bissau
  • Política e ensino da língua portuguesa na Região Administrativa Especial de Macau (pós-1999)
  • Os sinuosos caminhos das políticas linguísticas em Timor-Leste
  • Políticas linguísticas do Brasil no Exterior: entre o isolamento e a cooperação
  • Política linguística e ensino de português para a Diáspora

Coordenadores

Paulo Feytor Pinto

Investigador integrado do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra (UC) e Presidente da Associação de Professores para a Educação Intercultural (APEDI). É mestre em Relações Interculturais (1999) e doutor em Estudos Portugueses, Especialização em Política de Língua (2008). Foi Presidente da Associação de Professores de Português (1997-2011), colaborou na redação do Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa (1992-1995) e é autor dos livros Formação para a Diversidade Linguística na Aula de Português (1998), Como Pensamos a Nossa Língua e as Línguas dos Outros (2001), Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (2009) e O Essencial sobre Política de Língua (2010).

Sílvia Melo-Pfeifer

Professora Associada de Didática de Línguas Românicas (Francês e Espanhol) do Departamento de Educação da Universidade de Hamburgo (Alemanha) e investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (UA). É licenciada em Ensino de Português e Francês e doutorada em Didática de Línguas, pela Universidade de Aveiro (UA). Foi coordenadora do Ensino Português na Alemanha, junto da Embaixada de Portugal em Berlim, entre 2010 e 2013. Coordenou as obras Comunicação Eletrónica na Aula de Português Língua Estrangeira (com Maria Helena de Araújo e Sá) (2013) e Didática do Português Língua de Herança (2016). É coautora dos manuais de português para o estrangeiro Lado a Lado.

Autores: Ana Josefa Cardoso, Atsushi Ichinose, Beatriz Afonso, Edleise Mendes, Feliciano Chimbutane, Liliana Inverno, Lúcia Vidal Soares, Marcos Bagno, Maria José Grosso, Paulo Feytor Pinto, Rita Gonçalves, Sílvia Melo-Pfeifer, Teresa S. Ferreira, Tjerk Hagemeijer.
 

Políticas linguísticas em português
Paulo Feytor Pinto e Sílvia Melo-Pfeifer
Lidel – Edições Técnicas, Lda.
ISBN edição impressa: 978-989-752-350-2

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas