Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Lançamento do livro "Partido Comunista Português, 1921-2021"

Início: Países: Portugal

História, Lançamentos, Livros

A antologia "Partido Comunista Português, 1921-2021", organizada por José Neves e publicada pela Tinta da China, será apresentado por António Costa Pinto e Manuel Loff.

A sessão decorrerá online, com transmissão em directo no canal YouTube do Instituto de História Contemporânea.

Sobre o livro:
Este livro permite ao leitor acompanhar o trajecto histórico do Partido Comunista Português, desde a sua fundação até ao Portugal democrático que o 25 de Abril de 1974 tornou possível. Numa viagem que nos leva ao século da Revolução Russa de Outubro de 1917, analisam‑se processos e episódios como a formação da estratégia antifascista nos anos de 1930, a posição do PCP ao tempo da II Guerra Mundial, as revoltas nos campos durante o Estado Novo, o «mergulho» na clandestinidade, a campanha presidencial de Humberto Delgado ou os conflitos da época do PREC. Aproximando‑nos da actualidade, o livro aborda ainda temas como o poder local comunista, a crise e os desafios suscitados pelo desmoronamento da URSS.

Os estudos e ensaios reunidos nesta antologia foram originalmente publicados em diferentes momentos das últimas cinco décadas, pela mão de autores com variados perfis académicos, cívicos e geracionais. Convida‑se o leitor a conhecer, além da vida centenária do PCP, o percurso da investigação histórica e da memória de que essa vida foi sendo objecto.

Textos de: José Pacheco Pereira, António Pedro Pita, João Arsénio Nunes, Fernando Rosas, Álvaro Cunhal, Vanessa Almeida, João Madeira, David L. Raby, Paula Godinho, Miguel Cardina, Ana Margarida de Carvalho, Marco Lisi, Francisco Louçã, Carlos Gaspar, Ana Drago.

Mais informação sobre o livro