Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Identidade e diferença na canção latino-americana | chamada para e-book

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Latino-Americanos, Música

Convidamos mestres e/ou doutores brasileiros e estrangeiros a submeterem artigos inéditos para composição do e-book Identidade e diferença na canção latino-americana (título provisório), com lançamento previsto para abril/2019 pela FFLCH/USP.

O livro pretende discutir as categorizações (ou supostas categorizações) regionais na música popular latino-americana, especialmente a de origem sulamericana. Partindo do pressuposto que existe uma identidade dominante, geralmente associada à norma, em contraponto à diferença, geralmente associada ao periférico, buscamos por artigos que tentem compreender como os conceitos de identidade e diferença podem ser apropriados para operar na música popular. Portanto, desde que relacionados à música popular latino-americana, assuntos como relativização das identidades contemporâneas, relações de pertencimento e afiliação sociais e territoriais, reprocessamentos culturais e (re)criação das identidades contemporâneas, são de interesse para o conteúdo do livro. Contudo, é oportuno informar que qualquer assunto envolvendo discussões sobre identidade e/ou diferença no campo da música popular latino-americana é bem-vindo.

O livro não terá fins lucrativos e será publicado em formato e-book com disponibilização para download gratuito no Portal de Livros Abertos da USP (http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP). O livro terá ISBN-e e DOI (ambos emitidos pela FFLCH/USP).

A coordenação e edição do livro ficarão sob responsabilidade do Prof. Dr. Júlio César Suzuki (FFLCH e PROLAM/USP) e do Dr. Valterlei Borges de Araújo (pós-doutorando no PROLAM/USP) + comissão editorial.

Cronograma geral

• Limite de envio: 20 de dezembro de 2018
  • Aceite/recusa do artigo: até 31 de janeiro de 2019
  • Publicação do livro: abril de 2019