Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Historiografia dos Espaços | Chamada para publicação da Revista Espacialidades

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, História

A equipe editorial da Revista Espacialidades divulga a chamada do dossiê temático:

Historiografia dos Espaços

Ao longo dos anos, os objetos e temas de trabalho da história foram mudando a forma de se escrever as narrativas históricas. Em consequência disso, a forma como o espaço é abordado e aparece nas obras historiográficas também foi alterada. A proposta deste dossiê é instigar trabalhos que apresentem a discussão historiográfica relacionando-a com o espaço, entendendo-o também enquanto um objeto de pesquisa, podendo ser o ponto central da narrativa histórica.

Abordar a historicidade do espaço e tentar desnaturalizar esta categoria que, por vezes, foi negligenciada pelos historiadores, é uma das propostas da Revista Espacialidades. Trazendo o dossiê Historiografia dos Espaços, objetiva-se aglutinar trabalhos que dialoguem historicamente com as categorias espaciais (tais como espaço, lugar, paisagem, território, entre outras) e que discutam teórica e empiricamente estas categorias. Colaborando com discussões acerca das produções da área das ciências humanas que vêm incentivando uma análise mais crítica dos conceitos e uma desnaturalização dos espaços, encarando-os não somente como planos de fundo, mas também como elementos determinantes para os acontecimentos e a construção do conhecimento histórico, a revista espacialidades procura integrar nas suas discussões um dossiê que aborde a historicidade dos espaços em suas mais distintas conceituações teóricas.

As contribuições devem ser enviadas para o e-mail espacialidades@gmail.com até o dia 16 de novembro de 2018. Para maiores informações, entrar em contato pelo mesmo e-mail ou enviar mensagem para a página do facebook facebook.com/espacialidades.revista/.

As normas para publicação estão disponíveis na aba "normas" do site http://cchla.ufrn.br/espacialidades/.