Sábado, 15 de Maio de 2021
Publicações

História do Tempo Presente: itinerários, dilemas e perspectivas de investigação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, História

Chamada da revista Em Tempo de Histórias, editada pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UnB, para o Dossiê "História do Tempo Presente: itinerários, dilemas e perspectivas de investigação".

Organizadoras: Profa. Dra. Ana Luiza Mello Santiago de Andrade (Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC) e Profa. Dra. Elisangela da Silva Machieski (Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP)

Prazo de submissão: 06 de setembro de 2021.

Emergida da necessidade de lidar com traumas e rupturas do século XX que ressoavam – e continuam a ressoar – em diferentes tempos, a História do Tempo Presente está marcada pelo retorno do político, do acontecimento e dos testemunhos. Nesse campo de estudos, abordam-se questões sensíveis que permitem perceber a espessura do tempo histórico do nosso presente, assim como de um passado que não passa e continua a circular. Dentro dessa perspectiva, a História do Tempo Presente se pauta na construção de abordagens contidas em determinada temporalidade e tensionada por dilemas específicos para a compreensão da contemporaneidade. O Dossiê “História do Tempo Presente: itinerários, dilemas e perspectivas de investigação” tem como objetivo reunir artigos que abordem as mais diversas implicações historiográficas do campo, a começar pela própria definição desse território de investigação. Nesse sentido, convidamos, para fazer parte desse dossiê, pesquisadores e pesquisadoras que se dediquem aos estudos teóricos e metodológicos da História do Tempo Presente, marcada não só pelo passado próximo, mas também por reflexões sobre temáticas como a memória, a cultura política, os traumas, as questões identitárias, as narrativas históricas, o ensino de história, e também sobre sensibilidades e sentimentos historicizáveis.

Dos textos aprovados pelos/as pareceristas, serão selecionados até 25 para a composição do dossiê.

Os/as autores/as deverão observar criteriosamente as instruções de formatação de artigos.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas