Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Estado, democracia e movimentos sociais na América Latina contemporânea

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Latino-Americanos, História

A Revista Eletrônica da ANPHLAC (Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas) está com chamada aberta para o dossiê Estado, democracia e movimentos sociais na América Latina contemporânea, coordenado por Eduardo Scheidt (UERJ-FFP) e Rafael Araujo (UERJ-Maracanã). A data limite de entrega é dia 30 de novembro de 2019.

Ementa

Desde princípios do século XX, os países da América Latina se veem diante do desafio de construir alternativas para a modernização do Estado e o desenvolvimento nacional, frente à crise e ao colapso dos regimes de dominação oligárquica, fundamentados no modelo primário-exportador. A busca de um Estado moderno mobilizará dezenas de agentes políticos nos diferentes países. Intensifica-se o debate sobre os rumos da política nacional, num período marcado pela exacerbação do nacionalismo, do autoritarismo, dos movimentos sociais e da bipolarização ideológica. As propostas para superação do modelo oligárquico das sociedades latino-americanas não foram adotadas sem conflitos e convulsões. Ao longo do século XX, houve alternâncias entre regimes democráticos e Estados autoritários, incluindo-se períodos de ditaduras militares e movimentos reformistas e revolucionários. A centralidade do Estado na promoção do desenvolvimento e da modernização tomou rumos diferenciados com a ascensão de diversos governos de esquerda e/ou progressistas no início do presente século e vêm sendo questionado pela nova onda de direita que assola a América Latina nos dias atuais.

Para submeter artigos à avaliação, o autor deverá se cadastrar no site da Revista Eletrônica da ANPHLAC: http://anphlac.fflch.usp.br/revista.

As normas para a adequação do texto às exigências da revista se encontram nas Diretrizes para Autores: http://revistas.fflch.usp.br/anphlac/about/submissions.