Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Publicações

Edição especial da Urban Island Studies Journal: Discursos Periféricos da Modernidade

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor, Macau

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais

As ilhas são paradoxais. Embora percebidas como periféricas relativamente aos continentes, as ilhas também são centros referência afetiva, cultural e identitária para aqueles que nasceram ou vivem nelas. Como espaços de trânsito e de encontros, as periferias insulares são, além disso, realidades socioculturais e políticas marcadas pela transgressão, pela inovação e pela (re)criatividade.
 
É importante focar a atenção académica nas periferialidades interrelacionadas e nas centralidades dos espaços insulares, os fenómenos culturais e as temáticas. Ao ampliar o nosso foco para além dos centros metropolitanos ocidentais, podemos contribuir para uma nova cartografia da modernidade que (re)vê o cultural, o epistemológico e a densidade (re)criativa das periferias insulares, lançando luz sobre as modernidades e os modernismos a que deram origem .
 
O Alto modernismo europeu é frequentemente considerado como tendo sido promulgado pela emigração das províncias para as grandes capitais europeias (Eagleton, 1970; Silvestre, 2008), mas, o que ocorreu no sentido inverso, com a migração dos centros para as periferias? Como foram experimentados os modernismos nos espaços geopolíticos e culturais considerados periféricos? Como as sociedades insulares (europeias e coloniais) e os indivíduos responderam a tais modernismos? Que papel foi atribuído aos espaços geoculturais periféricos na construção das narrativas dos diversos modernismos e modernidades?
 
O CIERL - Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira e Island Dynamics têm o prazer de propor uma edição especial da Urban Island Studies Journal sobre o tema: Os discursos periféricos da Modernidade.
 
Urban Island Studies Journal é uma revista de acesso aberto revista por pares, situada na intersecção dos estudos insulares e os estudos urbanos. A revista desenvolve o conhecimento interdisciplinar, oferecendo uma perspetiva urbana no âmbito da investigação das ilhas e uma perspetiva da ilha no âmbito da investigação urbana.
 
Este é um convite aberto para a apresentação de propostas, sendo particularmente bem-vindas as apresentações de participantes no 1º Colóquio Internacional Ínsula (CIERL-UMa, Ilha da Madeira, 19 a 21 de novembro de 2015).
 
Os trabalhos deverão considerar as relações entre a periferia e a centralidade, o rural e o urbano, o isolamento e a troca em comunidades insulares, bem como entre as ilhas e os continentes, a nível mundial.
 
Os trabalhos devem ser enviados até 29 de fevereiro de 2016 (prazo prorrogado) para os editores convidados: peripheral.modernity.uisj@mail.uma.pt.
 
Para saber mais sobre a Urban Island Studies Journal, entre em contacto com o Editor principal da revista, Adam Grydehøj (agrydehoj@islanddynamics.org).
 
Os trabalhos devem ter entre 4000 e 8000 palavras e devem seguir as diretrizes para autores da Urban Island Studies.
 
Todos os trabalhos devem ser apresentados em inglês, sujeitos a revisão por pares.
 
Chamada de artigos para a Urban Island Studies Journal, número especial «Discursos Periféricos da Modernidade / Peripheral Discourses of Modernity» (2016).
 
Editores convidados:
 
– Duarte Santo (CIERL-UMa);
– Ana Salgueiro (CIERL-UMa, CECC-UCP)
 
Prazo para envio: 29 de fevereiro de 2016
 
Sítios Web:
 
Urban Island Studies: http://www.urbanislandstudies.org
 
1st Insula International Colloquim: http://www4.uma.pt/cierl/?page_id=64
 
 
Foto: Filipe Gomes via CIERL-UMa

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas