Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
Publicações

Dossiês com chamada aberta da Estudos Ibero-Americanos em 2019

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Ibero-Americanos

Dossiês com chamada aberta da Estudos Ibero-Americanos em 2019


Dossiê: Escrevendo a história ambiental da América Latina: processos de ocupação, exploração e apropriação do ambiente natural (séc. XIX e XX)

Organizadores: Luciana Murari (PUCRS) e Georg Fischer (Aarhus Universitet, Dinamarca)

O dossiê reunirá trabalhos de pesquisadores latino-americanistas dedicados à análise dos processos históricos relativos à interação da sociedade humana com a natureza, compreendendo sua ocupação, exploração e apropriação. A ocupação diz respeito a estudos sobre povoamento e colonização, compreendendo iniciativas relacionadas à fixação de populações e à organização das bases da atividade produtiva. Exploração se refere a práticas, técnicas, ferramentas e infraestruturas de comoditização, extração e valorização de "recursos naturais", abarcando transformações materiais e dinâmicas sociais implicadas em atividades agrícolas e minerais. Apropriação compreende meios de incorporação do ambiente pela mente humana como conceito e campo de relações, abrangendo produção de saber, simbolização, fabulação imaginária e representação. Enfocaremos os séculos XIX e XX, priorizando a trajetória das antigas colônias ibéricas como países independentes, com experiências singulares de formação, desenvolvimento e integração no cenário global.

Prazo para a submissão de artigos: até 30 de abril de 2019

Mais informações: https://is.gd/historiaambiental


Dossiê: Imprensa, cultura e circulação de ideias

Organização: Marlise Meyrer (PUCRS) e Isabel Lustosa (Fundação Casa Rui Barbosa)

Consolidado o uso da imprensa como fonte e objeto de pesquisa na historiografia, os estudos vem alargando seu horizonte teórico-metodológico, bem como as temáticas pesquisadas, produzindo novas reflexões, especialmente aquelas referentes às relações da imprensa com as diferentes formas de poder que configuram  formas hegemônicas de sua produção e circulação. Nesse processo, estudos que contemplem a circulação dos periódicos e as trocas culturais dela resultantes ainda estão num estágio inicial. Assim, propomos reunir nesse Dossiê pesquisas que têm como objeto a mídia impressa de grande circulação no Brasil e no mundo Ibero-americano nos séculos XIX e XX. Os principais enfoques são as trocas culturais estabelecidas entre as publicações brasileiras e Ibero-americanas. Também pretende-se compreender o papel desses periódicos nos processos políticos, culturais e identitários do Brasil e da Ibero-América, enquanto mediadores culturais privilegiados.

Prazo de submissão dos artigos: até 30 de junho de 2019

Mais informações em: https://is.gd/dossieimprensa


Dossiê: Pan-americanismo: novos olhares sobre as relações continentais

Organizadores: Luciano Aronne de Abreu (PUCRS) e Nathalia Henrich (Catholic University of America)

Os estudos sobre Pan-americanismo vêm ganhando cada vez mais espaço e se diversificando nas suas abordagens teóricas e metodológicas. A multiplicidade de enfoques adotados nas pesquisas recentes oferece um panorama mais amplo sobre as relações intercontinentais, demonstrando a existência de uma correlação de forças muito mais complexa do que a mera dicotomia entre a adesão ou o rechaço a um “pan-americanismo oficial” proposto pelos Estados Unidos. É, entretanto, fora de dúvida que este projeto teve um impacto profundo nos países da região desde fins do séc. XIX e ao longo do séc. XX. Este dossiê espera reunir trabalhos sobre diversos tópicos relacionados às relações interamericanas desde a ascensão da ideia de Pan-americanismo inaugurada pela Conferência Pan-americana de 1891 a partir da História Social, Política, Cultural ou Intelectual, bem como contribuições das Ciências Sociais e  Relações Internacionais.

Prazo para submissão de artigos: até 30 de setembro de 2019

Mais informações: https://is.gd/dossiepanamericanismo


Estudos Ibero-Americanos é um periódico com publicação quadrimestral, destinado ao público acadêmico, tanto da área de História como das Ciências Humanas em geral. A revista publica artigos inéditos, sobre temáticas relativas ao mundo ibero-americano, dentro de ampla abrangência cronológica, resultantes de pesquisas históricas ou de abordagens teóricas e metodológicas.

Qualis CAPES 2015
Área CAPES - História
Classificação - A2

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas