Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Publicações

Construir o Império Português: novas abordagens às instituições de ensino e administração (séculos XV-XIX)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, História

Anais de História de Além-Mar (AHAM) ISSN 0874-9671

Chamada para artigos
Construir o Império Português: novas abordagens às instituições de ensino e administração (séculos XV-XIX)

Os Anais de História de Além-Mar (AHAM) são uma revista científica de periodicidade anual, publicada pelo CHAM — Centro de Humanidades (FCSH, Universidade NOVA de Lisboa e Universidade dos Açores) e referenciada e indexada em bases de dados internacionais.

Visam divulgar trabalhos científicos sobre a expansão portuguesa, desde as primeiras «grandes navegações» (século XV) até ao final do «Império Ultramarino» (século XX), no seu enquadramento histórico, contemplando a comparação com fenómenos paralelos e as articulações entre as histórias e as sociedades dos espaços envolvidos.

Um dos próximos volumes dos AHAM, a ser publicado no verão de 2021, irá incluir um dossiê temático sobre «Construir o Império Português: novas abordagens às instituições de ensino e administração (séculos XV-XIX)», com coordenação científica de Alice Santiago Faria (CHAM, NOVA FCSH-UAc), António Sánchez (Universidad Autónoma de Madrid), Sandra M. G. Pinto (CHAM, NOVA FCSH-UAc) e Renata Malcher de Araujo (CHAM, NOVA FCSH-UAc).

Os seguintes tópicos são de particular interesse, quer considerando análises globais do império, quer estudos de caso (embora outras contribuições sejam bem-vindas):

  • estruturas administrativas e burocráticas;
  • pessoas e agentes;
  • relações e redes;
  • rotinas e reformas;
  • teorias e práticas curriculares;
  • escolas civis, religiosas, militares;
  • ensino formal e informal.


As propostas (máximo de 500 palavras) devem ser enviadas juntamente com uma nota biográfica (máximo de 200 palavras) até ao dia 31 de Dezembro de 2019 para o seguinte endereço: anais.cham@fcsh.unl.pt. Aceitam-se propostas em português, espanhol, italiano, inglês e francês. Os autores serão notificados sobre a sua aceitação ou recusa até ao dia 31 de Janeiro de 2020. Caso as propostas sejam aceites, os artigos (até 10 mil palavras -recomendável), deverão ser entregues até 27 de Abril de 2020. Os manuscritos aceites serão, depois, submetidos a arbitragem científica externa, em regime de duplo anonimato.

Mais informações na chamada completa em anexo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas