Sábado, 25 de Setembro de 2021
Publicações

Colóquio/Letras N.º 207 (2021)

Países: Portugal

Lançamentos, Literatura, Revistas

O número 207 da Colóquio/Letras, relativo ao mês de maio de 2021, tem como tema principal «Literatura e Ecologia». Os problemas ambientais estão, cada vez mais, no centro das preocupações do mundo atual, mas talvez se esqueça que a literatura tem dado um importante destaque à natureza, à sobrevivência da relação do homem com os fenómenos naturais e à defesa do ambiente.

Com duas contribuições de um filósofo francês, Jean-Claude Pinson, e de um estudioso belga, Pierre Schoentjes, sublinha-se a universalidade da consciência ecológica. Acrescentam-se estudos de Maria do Carmo Cardoso Mendes, Ana Isabel Queiroz e Leonor Martins Coelho, chamando a atenção para a ecocrítica como nova disciplina de leitura do texto literário. Nessa perspetiva, analisam-se obras sobre caça de Aquilino Ribeiro, um dos grandes autores de língua portuguesa do passado recente, e as utopias na ficção do nosso contemporâneo José Eduardo Agualusa.

Merecem também particular realce os poemas de um autor americano de ascendência luso-açoriana, Scott Edward Anderson, e um conjunto de peças artísticas de Cabrita realizadas especialmente para este número.

Para além de artigos dedicados a Manuel Bandeira, Jorge de Sena, Eduardo Lourenço e E. M. de Melo e Castro, a revista tem o privilégio de publicar uma conversa de José Cardoso Pires com Liberto Cruz e Madalena Carretero Cruz, documento notável para o conhecimento de um dos nossos maiores romancistas da segunda metade do século XX.


Consulte e explore a Colóquio/Letras desde o primeiro número, exaustivamente analisada e indexada numa diversidade de perspetivas em http://coloquio.gulbenkian.pt.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas