Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019
Publicações

Chamada Revista ESFERAS: Comunicação, Interseccionalidade e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências da Comunicação

Revista Esferas organiza dossiê sobre Comunicação, Interseccionalidade e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial

O Dossiê Comunicação, Interseccionalidade e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial é um desdobramento do interesse e participação que surtiu o evento de mesmo título realizado na Universidade de Brasília, por ocasião do Compolítica2019.

O objetivo do Dossiê é debater a interseccionalidade e a defesa da equidade como estratégias políticas e apresentar e relatar pesquisas acerca das estratégias comunicacionais adotadas por atores sociais relacionados ao feminismo negro, ao feminismo afrolatinoamericano, ao movimento indígena, à coletivos de jornalistas e coletivos de produtoras e produtores de audiovisual e de cinema no sentido de promover a igualdade étnico-racial.

Assim, interessa ao dossiê selecionar trabalhos de autoras e autores que tratem dos fundamentos teóricos da interseccionalidade, assim como estudos que ensejam reflexões a respeito do papel da relação Comunicação e interseccionalidade no campo da produção, da representação e da (re)construção de imaginários, tendo como foco as mulheres negras, as mulheres indígenas, as mulheres periféricas, a juventude negra, dentre outros grupos em posição de subalternidade étnico-racial.

Interessam também abordagens da interseccionalidade em campos profissionais da Comunicação, sublinhando as formas de produtividade de grupo marginalizados. Nessa perspectiva, inserem-se os estudos sobre o trabalho de cineastas, videoastas, produtoras do audiovisual, de blogueiras e jornalistas negras, camponesas e/ou indígenas, ou de outros protagonismos que levem em conta os atravessamentos de raça, etnia, classe e gênero.

Propostas de artigos que dialoguem com os seguintes eixos temáticos são particularmente bem-vindas:

  • Teorias da interseccionalidade, desdobramentos e novas perspectivas;

  • Representações e imaginários afirmativos de gênero, raça e etnia nas mídias;

  • Comunicação e defesa da equidade étnico-racial;

  • Interseccionalidade e Ciberativismo;

  • Comunicação, ativismo e a formação de coletivos;

  • Trabalho e (in)visibilidade de mulheres negras, indígenas e periféricas no campo profissional da Comunicação.

Além dos trabalhos selecionados, o Dossiê contará também com uma entrevista realizada com a advogada Eugenia McGill, especialista em desenvolvimento e professora sênior na disciplina de assuntos internacionais e públicos da Universidade de Columbia. McGill atuou como consultora no Banco Asiático de Desenvolvimento, onde avaliou os impactos da política de gênero na Ásia. Também foi consultora do PNUD sobre os impactos do ODS 5 nas políticas de comércio em Bangladesh. Atualmente, presta consultoria às agências de desenvolvimento, governos e organizações não-governamentais sobre questões de políticas públicas de gênero.

Data limite para submissão: 30/04/2020

Data de publicação: 31/08/2020

Editoras convidadas:

  • Dione Moura (UnB)
  • Kelly Quirino (UnB)
  • Clarissa Motter (UCB)

Link para submissão: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/about/submissions#onlineSubmissions

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas