Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Chamada de artigos para o dossiê Antropologias da Paisagem, da Revista Ruris

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Chamada para artigos, Paisagem

A Revista Ruris - do Centro de Estudos Rurais (Ceres) IFCH – Unicamp - convida para colaboração com artigos e resenhas inéditos para o Dossiê Temático: Antropologias da Paisagem.

Em seus números, a Ruris apresenta resultados de pesquisas realizadas em contextos nacionais e internacionais que envolvam atores e situações relacionados ao mundo rural, de forma a trazer para o leitor os temas e as questões que emergem tanto dos estudos históricos, quanto dos processos sociais contemporâneos. A revista, seguindo o caráter interdisciplinar do Ceres, publica trabalhos realizados no âmbito de diferentes campos do conhecimento das Ciências Humanas e Sociais.

Eixo temático:

Paisagem é uma categoria que tradicionalmente ganhou pouco destaque nas discussões antropológicas, geralmente compreendida a partir de suas dimensões estéticas e representacionais, especialmente aquelas relacionadas ao campo visual. Recentemente, abordagens processuais das paisagens têm ganhado força a partir, por um lado, do questionamento das fronteiras entre natureza e cultura, com autores contemporâneos como Philippe Descola, Tim Ingold e Anna Tsing e, por outro lado, com abordagens que incluam a dimensão da ecologia política e do reconhecimento público de paisagens como patrimônio imaterial de povos e comunidades tradicionais. O dossiê discutirá as diversas possibilidades do uso do conceito de paisagem na antropologia, incluindo abordagens estéticas e processuais, dimensões visuais, sonoras ou táteis, e suas relações com outros conceitos antropológicos tais como território, terra, lugar, ambiente e patrimônio, e com os debates sobre o Antropoceno. São encorajadas experimentações etnográficas que se fazem em diálogos com outras disciplinas que se utilizam desta categoria, entre elas a geografia e a ecologia.

Organizadores:

• Pedro Castelo Branco Silveira (Fundação Joaquim Nabuco)
  • Thiago Mota Cardoso (UFAM)
  • Emília Pietrafesa de Godoi (Unicamp)

O prazo para a submissão de trabalhos vai até 10 de agosto de 2021

As normas para publicação podem ser conferidas no site da Revista Ruris:

Para mais informações acesse: https://www.ceres.ifch.unicamp.br/ ou escreva-nos ruris@unicamp.br