Terça-feira, 24 de Maio de 2022
Publicações

Chamada para submissão de artigos em dossiê sobre Camilo Castelo Branco

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

Chamada para submissão de artigos - Revista Olho d’Água, v. 14, n. 2, 2022

Dossiê (Re)visitando Camilo Castelo Branco: (re)descobertas e diálogos

Nos últimos anos, um número significativo de estudiosos, não apenas do Brasil e de Portugal, como de outros países, tem dedicado atenção à produção literária de Camilo Castelo Branco (1825-1890), permitindo a realização de trabalhos inovadores que, além de (re)visitarem textos do autor pouco estudados, também visam a uma revisão teórico-crítica da volumosa fortuna crítica sobre as obras de Camilo, centrada majoritariamente em alguns poucos romances, mesmo tendo o escritor publicado em torno de 180 obras ao longo de sua carreira literária.

O dossiê (Re)visitando Camilo Castelo Branco: (re)descobertas e diálogos, a ser publicado no v. 14, n. 2, de 2022, da Revista Olho d’Água, periódico do Programa de Pós-Graduação da UNESP de São José do Rio Preto (ISSN 2177-3807), tem o objetivo de reunir novas análises da obra desse autor, desde os seus primeiros escritos na década de 1840 até as suas últimas publicações na década de 1880, incluindo as póstumas, perpassando os seus mais variados gêneros literários (romance, conto, teatro, poesia, entre outros). Mantendo a centralidade das discussões em torno da produção de Camilo, poderão ser também fomentadas leituras comparativas entre esse escritor e outros autores de língua portuguesa ou outras línguas, do século XIX ou anteriores ou posteriores a ele, abrindo a possibilidade de se estabelecer relações com as outras Artes, a História, a Filosofia, dentre outros campos dos saberes. Como tais investigações podem ter focos bastante diversos, optou-se por não restringir as leituras críticas dos textos a uma ou outra baliza teórica pré-estabelecida, incentivando uma maior diversidade no trabalho com esse autor.

Os artigos deverão ser enviados para o e-mail grupocamilocastelobranco@gmail.com até o dia 04 de abril de 2022, e deverão estar adequados às normas de formatação em anexo. A revista também aceita a submissão de artigos por pós-graduandos.

Organizadores do dossiê:

Luciene Marie Pavanelo (UNESP) e Antonio Augusto Nery (UFPR)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas