Quinta-feira, 06 de Maio de 2021
Publicações

Chamada para publicação no dossiê “100 František/Jorge Listopad“

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Polónia, Portugal, República Checa

Chamada para artigos, Ciências Humanas

Dossiê “100 František/Jorge Listopad“

Publicação para dezembro 2021

Coordenadores do Dossiê: Ricardo Rato Rodrigues, Karolina Válová, Petra Šantorová 

Em 2021, comemora-se o centenário do nascimento de František Listopad, escritor, crítico, realizador, encenador e professor português de origem checa que nos anos sessenta em Portugal adoptou o nome de Jorge Listopad.

O Departamento de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras de Universidade Carolina em Praga (República Checa) e a Cátedra Lindley Cintra e Centro de Camões da Faculdade de Letras Marie Curie Sklodowska de Lublin (Polónia) publicarão o Dossiê “100 František/Jorge Listopad“, edição especial, prevista para circular no encerramento das comemorações de centenário, no final do corrente ano.

Além da publicação do Dossiê, o centenário será marcado por várias iniciativas e atividades culturais, abertas ao público académico e artístico. Pretende-se reunir as diversas contribuições nas redes sociais e no  sítio online do projeto.

František Listopad, nascido como Jiří Synek, conhecido em Portugal como Jorge Listopad, nasceu a 26 de novembro de 1921 em Praga e faleceu a 1 de outubro de 2017 em Lisboa. Escreveu poemas, contos, ensaios em várias línguas, foi realizador e argumentista de teatro e televisão e trabalhou como jornalista, tradutor e crítico de arte. Depois da guerra envolveu-se na criação do jornal Mladá fronta, no qual dirigia a seção cultural. Ele fazia parte de um grupo de “dinamoarquistas”. Estudou estética e ciências literárias na Faculdade de Artes de Universidade Carolina de Praga. Em 1948 emigrou para França, estabeleceu-se lá por um tempo e começou a realizar filmes. Em 1959 mudou-se para Portugal onde viveu e trabalhou até à sua morte. Foi cofundador de uma faculdade de cinema e teatro em Lisboa e tornou-se diretor do Teatro Nacional local. Jorge Listopad visitou a sua terra natal várias vezes, especialmente para apresentar as suas peças teatrais.

O objetivo da iniciativa é honrar o artista que ultrapassava as fronteiras das culturas e línguas, apesar de sempre saber distinguir as respetivas realidades, criando assim laços insólitos na Europa.

Eixos Temáticos

Para o Dossiê “100 František/Jorge Listopad”, abre-se a chamada para artigos circunstanciados num dos seguintes eixos temáticos:

  • Obra literária ou teatral de Jorge Listopad
  • Vida de Jorge Listopad em contextos históricos
  • Experiência multilingue de Jorge Listopad

Idiomas

Serão aceites artigos em Português, Checo, Polaco e Inglês.

Cronograma

  • Abertura do Call for papers – 24 de março de 2021
  • Encerramento do Call for papers – 30 de setembro de 2021 (100.listopad@gmail.com)
  • Publicação - dezembro de 2021

Os artigos não recebidos a tempo ou aceites para publicação poderão ser publicados no blog criado especificamente para este projeto. Serão ainda aceites trabalhos de cariz artístico baseados na obra do autor, que serão publicados no blog.

 

Normas de redação:

Extensão máxima: 10 páginas, incluindo bibliografia e notas.

Processador de texto: Microsoft Word

Letra: Times New Roman, tamanho 11

Espaço entre linhas: 1.0, sem linha branca entre parágrafos

Indentação: No princípio de cada parágrafo, 1,5 cm

Título do artigo:

‹TÍTULO DO ARTIGO› (em maiúsculas, a negrito, tamanho 14)

uma linha em branco

‹Nome do autor› (em itálico, tamanho 11)

‹Lugar de trabalho› (em itálico, tamanho 11)

duas linhas em branco

Sublinhado: Não (à exceção de citações da internet).

Resumo: Em inglês, duas linhas após o texto, introduzido pela palavra Summary a negrito, seguida por uma linha em branco; máx. 10 linhas.

Bibliografia: Duas linhas após o resumo, introduzida pela palavra Bibliografia a negrito, seguida por uma linha em branco.

Notas de rodapé: Times New Roman, tamanho 10

Citações no texto ou em rodapé: entre parêntesis: (CUNHA, 1999 : 9); no caso de mais citações seguidas do mesmo autor: (Íbid., págs. 27 – 55)

Referências bibliográficas: ordenam-se alfabeticamente, tamanho 10.

Exemplo:

CUNHA, C. – CINTRA, L. (1999): Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições Sá da Costa.

 

Call for papers completo em anexo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas