Sábado, 23 de Outubro de 2021
Publicações

Chamada para publicação Nº 21 (2021) Dossiê "Ecos e Vozes da Academia"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ensino Superior

Chamada para publicação Nº 21 (2021)
Dossiê "Ecos e Vozes da Academia": desafios e possibilidades de pesquisa, ensino e trabalho"

O Dossiê da 21ª edição da MOSAICO, propõe uma reflexão sobre a Academia brasileira e sobre os desafios, dificuldades e dilemas enfrentados pelos pesquisadores nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, foco da Revista.

O objetivo principal de uma Revista Discente é promover a divulgação de conhecimento científico e enriquecer o debate acadêmico, sempre valorizando o diálogo e a interação das diversas perspectivas teórico-metodológicas. Porém, não podemos perder de vista que o próprio “ofício do pesquisador” também merece atenção, principalmente nos momentos em que a ciência e a produção intelectual são desvalorizadas e ignoradas, como acontece atualmente no Brasil.

A educação superior passa por tempos conturbados, em que cortes orçamentários, realocação de verbas, dificuldades estruturais e alteração de paradigmas pressionam os pesquisadores em formação. No entanto, a resiliência dos acadêmicos tem mostrado que o futuro, apesar de tudo, está sendo gestado com enorme esforço e com resultados gratificantes, divulgados por um grande leque de revistas e publicações científicas.

Nossa voz é o trabalho de pesquisa e o Dossiê proposto o espaço democrático para que sejamos ouvidos. Assim, abrimos chamada pública para recebimento de trabalhos que versem sobre as diversas camadas em que os pesquisadores acadêmicos estão envolvidos na sua luta diária. São sugestões de temas a serem abordados (não limitados a eles):

  • Mulheres na Academia;
  • Perspectivas de Gênero e a Universidade;
  • Educação: Diversidade, Diferença e Inclusão;
  • Qualidade de Vida e Promoção da Saúde na Universidade;
  • Mundo do Trabalho e os Programas de Pós-graduação;
  • Os Movimentos Sociais e a Universidade;
  • Trajetórias Docentes;
  • Ensino Superior: História, Políticas Públicas e Gestão;
  • Formação de Professores na Educação Superior;
  • Didática e Concepções Teórico-Metodológicas de Ensino na Educação Superior;
  • Desafios em Tempos de Pandemia e Perspectivas para Futuro;
  • Desafios Perante as Novas Fontes de Pesquisa: meios digitais, redes sociais, fake news, acervos digitais e humanidades digitais.

As submissões de artigos, notas de pesquisa e entrevistas relacionadas com o Dossiê devem ser apresentadas até 03 de outubro de 2021, por meio do portal da revista, indicando na submissão a Seção “Dossiê”.

Todas as submissões serão avaliadas por pareceristas para determinar a sua publicação e estão sujeitas às políticas editoriais da revista. As normas para submissão de artigos, bem como o template para envio do manuscrito, estão disponíveis na página de Diretrizes para Autores da revista.


MOSAICO é uma publicação científica semestral do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV CPDOC), com sede na cidade do Rio de Janeiro.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas