Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Chamada para publicação da revista Terra Brasilis: Geografias do além

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas, Estudos Brasileiros, Geografia, Sul Global

Geografias do além

Chamada de artigos – Revista Terra Brasilis – 2022

Sob a direção de Paolo Vignolo (Universidad Nacional de Colombia) e Carolina Martínez (CONICET – Universidad Nacional de San Martín)

Uma intensa elaboração de crenças mítico-religiosas, especulações cartográficas, ficções literárias e notícias fragmentárias de terras e povos até então desconhecidos acompanham todo o processo de expansão, conquista e colonização do planeta pelas potências europeias e mediterrâneas.

Livros de cavalaria, relatos de viagens reais e imaginárias, crônicas da conquista, histórias naturais, cartas missioneiras, planisférios e mapas-múndi formam os imaginários coletivos, que circulam tanto em ambientes eruditos como na cultura popular, e exercem uma influência duradoura nos jogos de poder que irão moldar a apropriação material e simbólica das geografias do além.

Por “além” nos referimos a uma categoria aberta, que engloba e articula o plus ultra do expansionismo imperial com as visões post mortem das tradições bíblicas e corânicas, os devaneios carnavalescos de terras de abundância e liberdade com os mitos da Era de Ouro e paraísos terrenos, as especulações cartográficas com a localização das utopias renascentistas.

Esta chamada para trabalhos, cujas origens estão situadas no ciclo de conferências “Geografías del más allá”, organizado pela Universidad Nacional de Colombia e a rede internacional de investigação GEOPAM (Geopolítica Americana dos séculos XVI-XIX) [https://www.geopam.org/], se propõe a compreender a importância geopolítica dos imaginários que constroem o além geográfico, a partir da conjunção entre ciência, literatura e religião típica do início da modernidade.

Nesse sentido, o dossiê tem o objetivo de reunir novas investigações que, a partir de diversas perspectivas disciplinares e em um arco temporal amplo, orbitem em torno dos seguintes eixos temáticos sugeridos (que não excluem outras aproximações possíveis):

1. O além em um mundo circunscrito

2. Explorando as fronteiras polares

3. Notícias dos antípodas

4. Além da matéria do mundo

5. Cartografias de utopias

6. Mapas literários de territórios inexistentes

7. Imagens cartográficas de Finis Terrae, Plus Ultra, Ultima Thule, etc.

8. A especulação cartográfica como forma de conhecimento

Serão aceitos artigos e propostas de contribuições para as demais seções da revista. As normas para a formatação dos originais estão disponíveis em: <https://journals.openedition.org/terrabrasilis/3441>. Sobre as demais seções da revista, consulte: <https://journals.openedition.org/terrabrasilis/3451>.

Os artigos e propostas para as demais seções devem ser enviadas ao e-mail da revista (terrabrasilis[at]redebrasilis.net) com cópia a Paolo Vignolo (pvignolo[at]unal.edu.co) e Carolina Martínez (carolina.martinez[at]unsam.edu.ar).

Data-limite para a recepção de trabalhos: 15 de maio de 2022