Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Publicações

Chamada para publicação da revista Sinergias - diálogos educativos para a transformação social

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Educação para o Desenvolvimento

É com muito gosto que se informa que está aberta até 13 de junho a chamada de trabalhos para o novo número da revista Sinergias - diálogos educativos para a transformação social, com a temática:
 
Além das formas de comunicação convencionais, como a escrita e a oralidade, as expressões artísticas e estéticas são essenciais à aprendizagem. Estimulam a criatividade, o pensamento crítico e as competências socioemocionais, enriquecendo os processos educativos e ampliando as oportunidades de participação.
 
No entanto, o seu valor vai muito além do pedagógico. Ao longo da História, as expressões artísticas e estéticas têm sido meios de resistência e contestação em contexto de opressão e crise. Criam espaços de diálogo e de co-criação onde comunidades se unem, denunciam injustiças, desenvolvem pensamento crítico e impulsionam transformações sociais.

Acreditamos que, mais do que refletir o mundo, as expressões artísticas e estéticas têm o poder de o interrogar e de o transformar. Valorizar a expressão artística é, por isso, valorizar a liberdade, a diversidade e o direito de todas as pessoas a expressarem-se e a participarem na construção coletiva do futuro. Portanto, mais do que um privilégio, a expressão artística deve ser assumida como um direito universal.

Vimos, então, convidar todas as pessoas - da educação, da música, do teatro, da dança, das artes plásticas e gráficas, da escultura, do artesanato entre outras formas artísticas - a refletirem sobre o diálogo entre as expressões artísticas e estéticas e os processos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global.

Participe neste diálogo enviando uma proposta de artigo científico, de narrativa de práticas, um texto de opinião, ou uma amostra da sua arte que vá ao encontro desta temática!

Aceitam-se textos originais escritos em língua portuguesa, castelhana e inglesa.
 

Ficaríamos felizes por contar com o seu contributo e pela sua colaboração na divulgação desta chamada de trabalhos através da sua partilha e disseminação nas redes de contactos, páginas Web e redes sociais.
 
Se deseja ficar a par das novidades da revista Sinergias – diálogos educativos para a transformação social e do projeto Sinergias ED, subscreva a newsletter aqui.
 
Sobre a revista Sinergias: a revista busca questionar e debater o monopólio da academia na criação, validação e disseminação do conhecimento. Guiada por uma verdadeira Ecologia de Saberes, pretende ser um veículo de produção e partilha de diversos tipos de conhecimento nas áreas de Educação para o Desenvolvimento, Educação para a Cidadania Global e Educação para a Transformação. Social.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas