Sexta-feira, 18 de Junho de 2021
Publicações

Chamada para publicação da Revista Philia para Dossiê Temático “20 anos sem Sebald”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Chamada para artigos, Filosofia, Literatura

A Revista PHILIA abre novamente chamada para submissões, recebendo contribuições para o dossiê temático "20 anos sem Sebald" e para a seção de temática livre. Em ambos os casos, o prazo de submissão é o mesmo: de 02 de junho a 03 de julho de 2021.

São aceitas submissões de artigos, resenhas, traduções e ensaios visuais. As contribuições devem ser redigidas conforme as normas de submissão.

Dossiê Temático “20 anos sem Sebald”

Organizadores: Beatriz Moreira da Gama Malcher (UFRJ) e Davi Alexandre Tomm (UFRGS)

O presente dossiê é uma homenagem ao escritor alemão W. G. Sebald, que morreu em dezembro de 2001 e nos deixou uma obra multifacetada, inclassificável e que levantou questões importantes e pertinentes para nossa contemporaneidade. A aposta principal do dossiê é a de observar como o crescente interesse acadêmico sobre a sua obra tem contribuído para a renovação dos debates da Teoria Literária e de outras inúmeras áreas do pensamento. Vinte anos após a sua morte, o trabalho intelectual de Sebald nos parece lançar olhares renovados e colocar sempre novas questões sobre o sentido da modernidade e da(s) pós-modernidade(s), trabalhando a partir de uma atualização de modelos críticos e dialéticos, para pensar o mundo a partir e através da contradição. Neste dossiê temático, buscamos textos que tratem tanto da obra de W.G. Sebald internamente quanto lancem um olhar sobre os temas caros a sua produção, pensando as renovações da forma do romance e do ensaio, os limites da ficção, assim como a relação entre guerra e literatura, arte e barbárie, representação e imagem, capitalismo e ideologia do progresso, história natural e tecnicização, dentre tantos outros apontamentos. Procuramos também receber trabalhos interessados em levantar reflexões sobre a pertinência da obra do escritor e crítico literário alemão para pensar debates caros ao momento político e intelectual mais imediato, observando a sua atualidade.

O dossiê aceita contribuições espontâneas de pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas (Letras, Filosofia, História, Literatura, Artes Visuais, Ciências Sociais, Arquitetura, etc.), seguindo a orientação multidisciplinar do periódico. Também recebemos resenhas, trabalhos de tradução e ensaios visuais que conversem com o escopo do dossiê.

A previsão de publicação do número (dossiê temático + seção livre) é dezembro de 2021.


A Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte publica contribuições acadêmicas inéditas que abordem as relações entre os campos da Filosofia, da Literatura e da Arte ou que se dediquem à pesquisa em uma dessas áreas. São publicados regularmente artigos, resenhas, traduções (integrais ou parciais de obras teóricas ou literárias) e ensaios visuais. Os números podem ser temáticos ou atemáticos, conforme as propostas das chamadas para submissão.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas