Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Publicações

Chamada para o n. 22 da Revista Conexão Letras: Políticas e Discursos Totalitários

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Letras

Chamada para o número 22 da Revista Conexão Letras

Políticas e Discursos Totalitários

A emergência do Estado-Nação coloca no cenário político das sociedades modernas a afirmação de direitos igualitários, do compromisso dos cidadãos com o Estado e, sobretudo, pauta-se no princípio de que o Estado, tendo sido gestado na sociedade deve ter compromissos com esta. A ética político-jurídica do Estado-Nação, com base, sobretudo, na Declaração dos Direitos Humanos, necessita pautar-se pela abolição de privilégios de algumas classes e monopólios, em busca de um maior equilíbrio social entre todas as classes. No entanto, nos regimes de feição totalitária, ou que cultivam práticas políticas totalitárias, tanto as leis são violadas em favor dos interesses das classes hegemônicas, como os limites entre a representatividade dos interesses da sociedade, por parte dos governantes, e a defesa de políticas corporativistas tornam-se invisíveis e disseminam-se entre a sociedade dando lugar à naturalização de diferentes práticas tais como ocorreram durante a primeira metade do séc. XX o fascismo e o nazismo, e na atualidade, sobretudo, podemos destacar a xenofobia, o racismo, o feminicídio, a exploração do trabalho de menores e de imigrantes refugiados dentre outras práticas de violência e de intolerância crescentes nas sociedades e que corroboram à destruição da própria sociedade, desmantelando um processo histórico de construção da democracia.

O nº 22 da Revista Conexão Letras busca refletir em torno de tais questões, ao longo da história e na modernidade, visando à circulação de pesquisas sobre práticas políticas e discursivas totalitárias.

Revista Conexão Letras (e-ISSN2594-8962) | Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas