Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Chamada para o dossiê "Pensamentos Comunicacionais Afrodiaspóricos" (2023/3)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências da Comunicação

As diferentes manifestações históricas do movimento negro brasileiro, que sempre cobraram transformações estruturais na sociedade brasileira, como a educação, fizeram eclodir um percentual bastante significativo de pesquisas e publicações voltadas para as questões contemporâneas e das ancestralidades dos conhecimentos dos povos afrodiaspóricos. Diversas publicações de pesquisas inéditas, revisões e traduções sobre temáticas do pensamento negro têm sido observadas com maior frequencia no cenário nacional. Novas ou velhas editoras têm inaugurado selos com a marca voltada para as populações historicamente excluídas. Entre elas, as produções intelectuais e artísticas dos povos afrodiaspóricos.

Ao mesmo tempo, observa-se o processo de institucionalização sobre raça e racismo nas associações de pesquisa no campo da Comunicação provocada pelo aumento dos pesquisadores negros nas instituições acadêmicas e o tensionamento do movimento social por participação e representatividade. Observa-se com isso a criação de Grupos de Trabalho voltados para as questões de raça, gênero, LGBTQIA+ e outras vertentes de estudos interseccionais, como é o caso da  Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) com a inserção do GT Comunicação, Raça e Interseccionalidades para o ano de 2023 e a Intercom que em seu 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação já em 2022 realiza o encontro no  GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico. Outros tantos grupos de pesquisa e de trabalho têm conquistado as mesmas aberturas neste movimento crescente de pesquisas sobre a temática afrodiaspórica e outros conhecimentos decoloniais ou afrocentrados pensados a partir da Comunicação.

Dado este fato relevante no processo histórico e político, para ampliar os debates, os caminhos abertos e a continuidade desse movimento de vozes negras e periféricas é que aceitamos o convite da Revista Esferas (Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro Oeste, que reúne os Programas de Pós-graduação em Comunicação da UCB, da UnB, da UFG, da UFMS e da UFMT) para a organização do dossiê Pensamentos comunicacionais afrodiaspóricos a ser publicado no último quadrimestre de 2023.

Convidamos autoras e autores a apresentar suas pesquisas que abordem:

• Pensamentos exusíacos ou narrativas sobre Exu, a divindade afro da Comunicação;
  • Epistemologias afro-diaspóricas e africanas;
  • Pensamentos afrodiaspóricos;
  • Feminismos negros;
  • Estéticas comunicacionais afrodiaspóricas;
  • Políticas dos corpos e interseccionalidades;
  • Imagens e imaginários do afro-atlântico;
  • Representação e/ou representatividade midiática;
  • Linguagens comunicacionais afrocentradas e decoloniais;
  • Narrativas de resistência;
  • Experiências comunicacionais negras;
  • Performance e presença negra nos mídias;
  • Estratégias de apropriação e uso midiático;
  • Afetação pelos produtos e processos midiáticos;
  • Comunicação organizacional e raça.

Submissões: até 15/07/2023 - Data prevista para publicação: dezembro de  2023.

Editores

Dr. Alan Santos de Oliveira - Universidade de Brasília (UnB)

Dr. Deivison Moacir Cezar de Campos - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

informações: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/index