Sábado, 17 de Abril de 2021
Publicações

Chamada para Dossiê "O pacto contracivilizador e o entre-lugar das elites brasileiras"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Chamada para artigos, Estudos Afro-Brasileiros, Religião

Encontra-se aberta, até o dia 12 de abril de 2021, a chamada para envio de artigos para integrar o dossiê “O pacto contracivilizador e o entre-lugar das elites brasileiras: as ambíguas relações com o passado, o presente e o porvir” da Revista Antropolítica, vinculada ao PPGA/UFF.

O ponto de inflexão proposto para este dossiê temático é uma discussão teórica e metodológica sobre o campo das elites na antropologia no Brasil, tendo como objetivo aprofundar algumas das questões aqui propostas e, sobretudo, dialogar com reflexões sobre determinados grupos de elite e o atual cenário político, social e cultural no Brasil. Nestes e outros casos, a etnografia, baseada em formas de interação social, em análise de documentos escritos e audiovisuais etc  serve como um recurso teórico-metodológico eficaz e legítimo para entender como se desenvolvem tais dinâmicas e, provavelmente, para o que venham a ser as estratégias de aproximação dessas elites, para  estudá-las a partir “de cima” e “de dentro”. Parece-nos especialmente instigante buscar nos diferentes grupos de elites (locais, regionais, nacionais e transnacionais) interlocutores receptivos, capazes de compartilhar e empreender uma autorreflexão sobre as particularidades internas desses grupos, como também suas estratégias de dominação e de reprodução das distorções e disparidades sociais e históricas que as mantêm no poder, apartadas dos interesses e dos demais grupos que compõem a sociedade nacional brasileira.

Os artigos devem ter autoria de, ao menos, um doutor, e serão submetidos à avaliação às cegas de pareceristas externos, atendendo à política da revista. Para dar conta da diversidade de abordagens teóricas e metodológicas dos diferentes campos empíricos e problemáticas a serem debatidos, serão aceitos, preferencialmente, artigos das áreas de Antropologia e Ciências Sociais, observados os parâmetros de exogenia em relação à UFF.

Organizadores: Laura Graziela Gomes (UFF), Antonio Motta (UFPE) e Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ).

Prazo: 12/04/2021.

OBS: indicar nos comentários aos editores que a submissão é para o Dossiê.

As contribuições podem ser enviadas até 12 de abril de 2021 pelo sistema eletrônico da revista: https://periodicos.uff.br/antropolitica/about/submissions#onlineSubmissions

As normas para submissão dos textos são as mesmas válidas para artigos e encontram-se disponíveis em: https://periodicos.uff.br/antropolitica/about/submissions#onlineSubmissions

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas