Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Chamada para dossiê: “As Humanidades Digitais em Língua Portuguesa”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Humanidades Digitais

Dossiê: “As Humanidades Digitais em Língua Portuguesa”

Em 2013, na Universidade de São Paulo, durante o Primeiro Seminário Internacional em Humanidades Digitais no Brasil, um grupo de pesquisadores brasileiros e portugueses fundaram a Associação de Humanidades Digitais (AHDig), com o propósito de construir uma rede colaborativa de pesquisadores unidos pela Língua Portuguesa, pelo fortalecimento da perspectiva digital em suas pesquisas e pela promoção de novas iniciativas nessa área. Oito anos se passaram desde a criação da Associação de Humanidades Digitais e muitos resultados positivos foram alcançados, dando visibilidade a projetos em Humanidades Digitais conduzidos em Língua Portuguesa em vários países. Nesse sentido, a Revista Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) convida pesquisadores a apresentarem propostas de publicações de resultados de pesquisas na área das Humanidades Digitais em Língua Portuguesa, com a finalidade de dar visibilidade a essas pesquisas e fortalecer as Humanidades Digitais em Língua Portuguesa.

Coordenadores:

Dália Guerreiro (Universidade de Évora)
Daniel Alves (Universidade Nova de Lisboa)
Helena Barbas (Universidade Nova de Lisboa)
Maria Clara Paixão de Souza (USP)
Patrício Nunes Barreiros (UEFS/CNPq)

Período de submissão: 17/06 a 10/03/2022

Prazo para publicação: 20/05/2022