Quarta-feira, 05 de Maio de 2021
Publicações

Chamada para artigos Lusotopie 2022-1: Direitas extremas e radicais nos espaços da lusotopia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Lusófonos, História

A revista Lusotopie está com chamada aberta para o seu primeiro número de 2022 com o tema Direitas extremas e radicais nos espaços da lusotopia. O prazo para apresentação de propostas (em francês, inglês ou português) decorre até ao dia 31 de dezembro de 2021.

Este número da revista está aberto a contribuições em torno de três eixos temáticos, apelando-se a uma forte componente empírica a partir da qual seja possível corresponder-lhes:
  1. Expressões político-partidárias e associativas das direitas extremas e radicais na lusotopia: como se estruturam essas organização? Quais são as “redes” (Sawicki, 1997) que as compõem?

  2. Circulação de ideias e praticas entre as direitas extremas e radicais dentro da lusotopia: faz sentido pensar as circulações dentro da lusotopia ou o universo de referencia destas direitas depende principalmente da sua ancoragem europeia /americana? Quais são os quadros de pensamento que circulam na lusotopia?

  3. Batalha pela memória: Como as direitas radicais revisitem, mobilizam e apoiam-se na memória dos passados autoritários para construir o seu projecto? Qual é a filiação destes movimentos com as experiências fascistas? Como a colonização ou a descolonização é (re)questionado por essas direitas radicais?

Coordenadores do dossier temático: Bruno Madeira (CITCEM-UP/Universidade do Minho) e Odilon Caldeira Neto LAHPS/Universidade Federal de Juiz de Fora).

Mais informações: https://journals.openedition.org/lusotopie/1688

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas