Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Chamada da revista Muitas Vozes: Literatura e Ecocrítica

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

Encontra-se aberta a chamada para o vol. 7, n. 1 da revista Muitas Vozes (ISSN: 2238-7196), para o dossiê Literatura e Ecocrítica: trazendo Gaia de volta à vida, organizado por Djane Antonucci Correa.

Ementa:

Vivemos em um mundo cada vez mais veloz e urbano. Habitamos cidades inchadas, abarrotadas de pessoas, equipadas por inúmeros aparatos tecnológicos e poucas áreas verdes. Neste contexto, a natureza e sua pluralidade de vozes, de certa forma, foram sendo deixadas de ser ouvidas.

Movimentos recentes têm conduzido os estudos de humanidades em direção a discussões a respeito desta natureza e sua relação com o homem. Há dentro dos estudos culturalistas uma revalorização do oikos, ou seja, um voltar para a casa original.

Segundo o antropólogo britânico Tim Ingold (2012), “a casa real é uma reunião de vidas, e habitá-la é se juntar à reunião”. Para isso é necessário buscar uma “ontologia simétrica”, na qual todos os seres e coisas estão presentes no mundo e possuem o mesmo peso. É possível observar na literatura contemporânea um aumento da participação de elementos não humanos tanto nas narrativas quanto nos textos poéticos.  A Ecocrítica é uma corrente de pensamento surgido no final dos anos 1990, e pode ser definida de forma abrangente como o estudo das relações entre a literatura e o meio ambiente, conforme Cheryll Glotfelty na introdução de seu livro The Ecocriticism Reader (1996), até os dias atuais um dos principais e mais completos trabalhos sobre o tema.

Nessa esteira, a revista Muitas Vozes abre espaço para a discussão dessas questões, acolhendo trabalhos que se orientem a partir do suporte teórico da Ecocrítica, dos Critical Animal Studies e da Geopoética. O objetivo do volume em questão é reunir contribuições que apresentem discussões acerca dos temas natureza, paisagem, meio ambiente e ecologia em manifestações literárias diversas ou, ainda, que promovam o debate a respeito dos temas dentro da esfera educacional.

As seções Artigos, Documentos e Resenhas são de temática livre e de fluxo contínuo.

Prazo para envio: até 01 de setembro de 2016.

Previsão de publicação: dezembro de 2016.

Mais informações no site da revista: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/muitasvozes/index.