Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Publicações

Chamada para artigos da Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

  • Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea

Encontra-se abertas as chamadas para artigos para os números 48 e 49 da Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nas secções temáticas Literatura e Periferia e Políticas públicas para a literatura; até 10 de agosto e 10 de novembro de 2015, respetivamente.
 
Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.
 
Os artigos e resenhas devem ser enviados para <revistaestudos@gmail.com>.
 
Revista 48 (2º/2016)
 
Seção temática: Literatura e Periferia
 
A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea está recebendo artigos e resenhas para a edição de julho-dezembro de 2016.
 
O número 48 trará uma seção temática sobre Literatura e Periferia
 
Este dossiê propõe a reflexão sobre a literatura contemporânea produzida nas periferias, tendo em perspectiva um contexto em que ficções, relatos biográficos, editoras, blogs, performances, letras de rap e funk trazem à tona novas vozes autorais e criam outras possibilidades discursivas, estéticas e políticas de representação. Serão aceitos artigos de diferentes orientações teóricas e metodológicas que discutam: a) obras específicas produzidas por escritores originários de periferias e favelas, com destaque à produção daqueles pouco reconhecidos pelo mercado cultural mais amplo; b) práticas e performances literárias organizadas em territórios de marginalidade; c) atuações culturais relacionadas à temática nas mídias sociais e internet; d) o papel das indústrias culturais e/ou das políticas públicas na visibilidade desses textos e práticas.
 
Dossiê proposto por Lucía Tennina (UBA) e Érica Peçanha (USP).
 
O prazo final para o envio de artigos para a seção temática do nº 48 é 30 de agosto de 2015 (prazo prorrogado).
 
 
Revista 49 (1º/2017)
 
Seção temática: Políticas públicas para a literatura
 
A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea está recebendo artigos e resenhas para a edição de janeiro-junho de 2017.
 
O número 49 trará uma seção temática sobre Políticas públicas para a literatura
 
Este dossiê propõe uma reflexão acerca da implementação de ações governamentais de fomento à produção e à divulgação da literatura brasileira contemporânea, além da promoção da leitura literária. Serão aceitos artigos que: a) analisem documentos oficiais que orientam essas políticas; b) estudem autores ou conjunto de obras literárias selecionadas por tais políticas, c) analisem propostas de promoção da literatura com a participação de escritora(e)s, como feiras, bienais e festas literárias; d) abordem aspectos como prêmios e bolsas para criação e tradução de obras literárias; e) reflitam sobre a abrangência e a interlocução com movimentos e atividades de classe, como a União Brasileira de Escritores e a Cooperifa, por exemplo; f) investiguem procedimentos mediadores que visam à promoção da leitura literária em ambientes escolarizados ou não.
 
Os artigos devem considerar os critérios que regem a dinâmica dos aspectos indicados, suas carências e problemas, apontando-se, se for o caso, possíveis saídas.
 
Dossiê proposto por Flávia Brocchetto Ramos (UCS) e Igor Ximenes Graciano (UnB).
 
O prazo final para o envio de artigos para a seção temática do nº 49 é 10 de novembro de 2015.
 
A revista conta também com uma seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.
 
As colaborações para as demais seções são recebidas em fluxo contínuo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas