Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Chamada para artigos da revista Debates Insubmissos: Movimentos sociais e estudos sociais de ciência e tecnologia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Portugal

Chamada para artigos, Ciência, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais, Sociologia, TIC

A Revista Debates Insubmissos (ISSN: 2595-2803) do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, seleciona artigos para o Dossiê "Interseções entre estudos sobre movimentos sociais e estudos sociais de ciência e tecnologia". Serão aceitas submissões nos seguintes idiomas: Português, Inglês, Espanhol e Francês. Os investigadores interessados em enviar trabalhos têm até 15 de outubro de 2020.

Os Editores da Revista Debates Insubmissos Allene Lage (UFPE), Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra) e Paula Meneses (Universidade de Coimbra) convidam estudantes de pós graduação, professores, pesquisadores, ativistas e demais interessados em nossa linha editorial a submetem artigos para os próximos números do nosso periódicos a serem publicados em 2020.

Interseções entre estudos sobre movimentos sociais e estudos sociais de ciência e tecnologia.

O presente dossiê busca aprofundar o diálogo entre as tradições de estudos de
movimentos sociais e os estudos sociais de ciência e tecnologia. O dossiê pretende trabalhar
com dois eixos - incluido as relações entre eles:

• 1- O uso de abordagens teóricas e metodológicas oriundos dos estudos de ciência e tecnologia (e seus desdobramentos) como ferramentas para análise de movimentos sociais, da formação dos coletivos e de suas interações com outros atores, incluindo Estados. Neste sentido, trabalhos interessados em questões como: que coletivos são esses e como são produzidos? Quais são as entidades, objetos ou actantes agregados e como produzem efeitos? Como pensar transformações e mudanças a partir disso?
  • 2 - O uso/produção de conhecimentos e tecnologias por movimentos sociais, abordando questões como: de que maneira os movimentos sociais se relacionam com a universidade e outras instituições de produção de conhecimento? Como movimentos sociais se mobilizam para demandar a produção de conhecimento científico sobre um tema? Quais condições favorecem ou não a mobilização de movimentos sociais para alterar os rumos de um campo científico? Como tecnologias inovadoras podem ser produzidas a partir do conhecimento produzido nos movimentos sociais? Dentre outros.

A Seção de Artigos Livres receberá trabalhos de temáticas diversas que dialoguem com a proposta editorial da Revista Debates Insubmissos.

Mais informações no documento em anexo e na página da Revista Debates Insubmissos.