Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Chamada dossiê Religião e periferia urbana na América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Religião, História

A Comissão de Redação da Comissão de Redação de Plura, Revista de Estudos de Religião da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), convida a comunidade acadêmica a submeter artigos originais voltados ao tema "Religião e periferia urbana na América Latina", dossiê coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Barrera Rivera e que comporá a seção temática do vol. 7, nº 1, de 2016.

Religião e periferia urbana na América Latina

O desenvolvimento de grandes cidades nos países da América Latina, no decorrer do século XX, que resultou, na maioria dos casos, do avanço do capitalismo industrializado e da modernidade em geral, produziu um ordenamento econômico, político e social diferenciado: centros urbanos com regiões que concentram maior poder, e espaços periféricos desprovidos de infra-estrutura básica e fraca presença do Estado. Paralelo à constituição das periferias urbanas constata-se o surgimento de inúmeras fomas de práticas e grupos religiosos (com destaque para grupos pentecostais). Entre outros aspectos se sobrepõem, nesse fenômeno, a experiência de exclusão social, de sociabilidade e de migração do interior dos países. Convida-se a pesquisadores das mais distintas áreas (Sociologia, Antropologia, História, Geografia e Ciências da Religião) a enviar seus artigos sobre o tema. A chamada está aberta a pesquisas sobre qualquer cidade dos países de América Latina. A data limite é 10 de abril de 2016.

Submissões de artigos serão aceitas até 10/04/2016.

PLURA - Revista de Estudos de Religião, periódico da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), é uma publicação eletrônica semestral destinada à divulgação da pesquisa acadêmica na área dos estudos de religião. São publicados artigos originais, traduções, documentos históricos, entrevistas, comunicações e resenhas produzidos nos diferentes campos das ciências humanas. As publicações comportam, assim, tanto abordagens e perspectivas teórica e metodologicamente plurais, quanto temas diversos relacionados ao universo das religiões e religiosidades.

Mais informações: http://www.abhr.org.br/plura/ojs/index.php/plura/index