Terça-feira, 28 de Setembro de 2021
Publicações

Chamada de Trabalhos para Revista ROTURA a decorrer até 30 de setembro

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Chamada para artigos, Comunicação

A submissão de artigos para o terceiro número da Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, do CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, decorre até ao dia 30 de setembro de 2021. Sob o tema “Jornalismo e Literacia Mediática”, o dossier temático pretende contribuir para a disseminação da investigação e intervenção no campo da literacia dos media.

A chamada de trabalhos lançada pela revista Rotura aceita artigos originais que abordem os seguintes tópicos: jornalismo e práticas profissionais no contexto digital; acesso aos media e consumo de informação online; projetos, ações e ferramentas para o desenvolvimento da literacia mediática; práticas de qualidade no âmbito dos media informativos; e literacia mediática no desenvolvimento da cidadania e da democracia. Os artigos podem ser redigidos em português, inglês, espanhol e francês.

As atuais formas de difusão e consumo de informação, e desinformação, têm ressaltado a importância da literacia mediática e juntado investigadores e profissionais em torno deste tema. Perante a diversidade de fontes de informação, ao mesmo tempo que se questionam as práticas jornalísticas tradicionais, procuram-se ferramentas para promover a literacia, seja através da explicitação dessas práticas, de operações de comprovação dos factos, ou através da criação de órgãos de informação independentes, tirando partido do digital.

As iniciativas desenvolvidas no âmbito jornalístico complementam o trabalho levado a cabo no contexto educativo e são inúmeros os casos de valorização da qualidade da informação. A investigação no campo da literacia dos media tem vindo a consolidar-se e constitui uma importante meta nas políticas promovidas por instituições como a União Europeia e a UNESCO.

Mais informações: rotura@publicacoes.ciac.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas