Sábado, 20 de Agosto de 2022
Publicações

Chamada de trabalhos para o caderno temático "As reformas educacionais no Ensino Superior"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Educação

O objetivo do caderno temático é fomentar o debate em torno da formação de professores nos cursos de licenciaturas no que diz respeito aos saberes da prática docente, ao currículo, a didática, aos dispositivos de ordem legal e a orientação da reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas.

Pretendemos então, neste caderno temático, trazer abordagens propositivas que discutam as implicações decorrentes das indicações da resolução 2/2015 e 2/2019 para os licenciandos dos cursos de graduação , assim como a discussão da curricularização da extensão nos cursos de licenciatura. A resolução 2/2015 institui vários princípios formativos: a) sólida formação teórica e interdisciplinar; b) não dissociar a teoria da prática; c) compromisso social e valorização do profissional da educação; d) trabalho coletivo e indisciplinar; dentre outros.

Ainda não tivemos pesquisas significativas para avaliarem os cursos de licenciatura sob a égide desses princípios, foi promulgada uma nova resolução 2/2019 com uma lógica que rompe com os princípios preconizados na Resolução de 2015. A Resolução de 2/2019 veio na direção inversa aos princípios preconizados na Resolução de 2015 e tem sido vista, por muitos, como um retrocesso para formação inicial. Ela enfatiza uma formação inicial referenciada na BNCC, privilegiando as competências e um saber técnico dos licenciandos. A respeito destes aspectos, advém inicialmente, as seguintes questões: Quais as implicações para a formação de futuros professores? Que saberes são fundamentais para esta formação? Quais são os desafios das reformulações propostas a partir de 2019 e seus impactos na formação dos futuros professores?

Esperamos então, para a composição deste caderno, pesquisas, artigos teóricos, ensaios, entrevistas e resenhas que tenham como objeto de estudo os documentos orientadores de formação de professores.

Podem ser enviadas, também, contribuições de autores internacionais que possibilitem a reflexão sobre as políticas de formação de professores na atualidade.

Organizadoras: Denise Puglia Zanon (UEPG), Vania Leite (FFP/UERJ), Janete Rosa da Fonseca (UFMS)

Prazo para as submissões: 01 a 22 de julho de 2022.

Previsão de publicação: novembro de 2022.

Orientações para a submissão e templates disponíveis em: Diretrizes para autores

Mais informações no site da revista: revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas